Descriminalização do aborto

ATENÇÃO: Este conteúdo foi publicado há 10 anos. Eu talvez nem concorde mais com ele. Se é um post sobre tecnologia, talvez não faça mais sentido. Mantenho neste blog o que escrevo desde os 14 anos por motivos históricos. Leia levando isso em conta.

Aborto

Lendo o FYI, tive vontade de escrever sobre o tema. Lembro que fiz uma dissertação sobre o aborto pra professora de biologia no ano passado. Na época, após pesquisar melhor sobre o assunto, cheguei a conclusão que o aborto deveria ser legalizado, mas não deveria ser realizado.

O aborto voluntário é legalizado na maioria dos países desenvolvidos. No entanto, muitos países continuam a possuir leis que proíbem a interrupção da gravidez. É o caso do Brasil, onde o aborto só é permitido em casos de risco de morte para a gestante ou em casos de estupro.

O aborto realizado de forma ilegal é muito perigoso para a gestante. Ele é feito em clínicas clandestinas e pela própria mulher, usando materiais inadequados e sem higiene. Esses métodos põe em risco a vida e a saúde da gestante. Descriminalizar o aborto não é incentivar a sua prática, mas permitir que todas as mulheres que tomem essa difícil decisão possam realizá-lo com condições de higiene e segurança.

A interrupção da gravidez é um tema polêmico porque envolve aspectos éticos, sociais e religiosos. Não vejo o aborto como um assassinato, mas pouco importa o que eu acho, já que a decisão é da mulher. Por isso, creio que ele não deve ser ilegal. Acredito que a mãe deva ter o direito de não botar no mundo um filho que ela não deseja e que pode ter uma vida pior do que simplesmente não nascer.

Ainda mais que, se a mãe quiser abortar mesmo um filho, não é a lei que vai impedí-la.

E vocês, o que acham?

65 comentários sobre “Descriminalização do aborto

  1. Mais um assunto bem polêmico.
    Mas eu acredito que devemos primeiro tentar achar uma solução combatendo a causa e nào a consequência.
    O que faz com que mulheres queiram abortar?
    Serem estupradas;
    Má condição de vida;
    Discuido ao ter relações.
    Por isso, acho que devemos tentar mudar esse quadro.
    Incentivando o uso dos preservativos, diminuindo com a criminalidade, e dando uma vida melhor às pessoas.

    “É melhor prevenir do que remediar.”

  2. Então para que não hajam crianças indesejadas , abortam-se antes de nascer ?

    Segundo essa lógica faria mais sentido liquidar as crianças aos dois anos de idade.
    Aí via-se quem eram mesmo as crianças indesejadas.
    Liquidavam-se essas e resolvia-se o problema dos indesejados.
    Faço ironia.
    Defender o aborto afirmando que não devem existir indesejados,é como dizer que não devem existir crianças maltratadas e portanto aquelas que os pais maltratam devem ser mortas.

    A lógica não faz sentido até porque nos paises de aborto livre continuam a existir crianças maltratadas.

    Aborto livre não resolve maus tratos a crianças.

  3. Quanto ao afirmar que aborto deve ser legalizado mas não realizado é como dizer que deve ser legalizada venda cocaina mas o povo não deve consumir.
    Afirmar isso não faz sentido.
    Algo que seja legalizado, aceite pela sociedade , fatalmente verá seu consumo aumentar.
    Não se diminui consumo do tabaco facilitanto o seu consumo.
    Não se diminui aborto facilitanto o acesso do povo a ele

  4. Eu entendo o que você quer dizer, e endosso.
    Acho que proibir o aborto só faz com que as coisas aconteçam de uma forma anti-higiênica e precária.
    Não acho que legalizar o aborto seja uma forma de não termos crianças indesejadas; a mulher pode ter o motivo que quiser, ela quem vai abortar e ela quem vai conviver com isso pro resto da vida.
    Se ela aborta seguindo algum princípio, ou aborta por abortar, quem vai ter a consciência pesada é ela.

    Eu só acho que é um crime impedir a pessoa de tomar uma decisão em algo que afeta tanto a vida.

    [e não me venham com o papo católico de que ‘isso é um assassinato. o catolicismo não consegue ser coerente com o ‘ponto onde começa a vida.]

  5. Algumas pessoas defendem tanto a liberdade da mulher em tomar a decisao de abortar, mas essas mesmas pessoas ignoram que o ser vivo que se forma no ventre materno também tem direito à vida.E quanto a esse “papo católico” que foi dito anteriormente, nós não estamos falando de religião, mas de vida. a vida é uma questão de humanidade. Quem admite a morte de outro ser humano, na verdade não é humano.

  6. fico muito triste vendo senas assim tao horriveis !ao mesmo tempo me alegro ao lembrar q tenho 4 filhos maravilhosos perfeitos ao meu lado! fui mae aos 16 , com 24 ja tinha os 4! hoje estou c 30 anos e minha alegria e ver meus filhos crescendo !!!!!!!!!!!!!!

  7. não sou afavor nem contra ,mas acho melhor
    que tire do que amanhã essas crianças,estarem passando nescessidade
    fome,sofrimento,abandono,exploração etc…
    fui mãe aos 17 não me arrependo em nenhum momento em ter ficado com a minha filha apesar de ter pensado na ideia,não teria coragem…

  8. sou a favor do aborto quando a mulher for estuprada,e se corre risco de vida, pois em um mundo globalizado em que vivemos nao há desculpa ao dizer que a gravidez é indesejada, mesmo aos mais necessitados existe varios meios de prevençao ,como hoje em dia há postos de saude que distribuiem anticoncepcionais e preservativos gratuitamente à comunidade, e no governo brasileiro há tambem varios meios de ajuda para sustentar os filhos dos mesmos como programas:”bolsa ecola” “leite para crianças” etc.(sao muitos, até demais, mas ajudam os mais precisam)
    mesmo sendo dificil, se abortar resolvesse todos os problemas…mas nao resolve !!!Apenas demonstra um tipo de violencia fria e injusta a um ser que com 18 dias já bate seu coraçao e que nao tem culpa de ter um “mundo desigual e de haver nele homens que escolham atalhos mal escolhidos (como o abortar)”

  9. Sabe eu não tive coragem de comcluir a leitura desse texto ridiculo, de opinião cretina, você que fez esse texto fala como se a culpa fosse dos bebês e não a mãe, a mãe em nenhum momento é da vitima, pois, não é ela que expelida, cortada e envenenada por drogas. A “mãe”que aborta um bebê é uma cretina e vadia que não pensa nas conceqüencias ou até pensa mas não dá importancia, depois aborta uma criança que admitindo ou não, senti como todos nós, que tem mãos, pés, pernas, braços que é um ser formado. Esses bebês indesejados como você se refere são seres humanos e não é por serem “indejados” que merecem ser assassinado de forma fria como se fosse a coisa mais normal do mundo.Penso que se uma mulher não quer engravidar ela deve se previnir para isso, e por favor pobresa e não desculpa para nada, camisinha pode ser pego em posto de saúde. Não bote a culpa da criminalidade e da marginalidade desse país nesses pequenos seres que nem podem se defender, se há crianças nas ruas e algumas dessas crianças se tornam criminosas não é porque deixaram de serem abortadas é por que há pessoas ignorantes e egoístas no mundo que não enchergam um palmo diante seu nariz, pessoas como você que acham, o que é pior, pensam que todos os problemas se resolvem de maneira pratica mesmo que drástica.Pessoas como você não devem ter Deus no coração, não merecem ter filhos e deixar seus genes neles. Aborto é assassinato sim, e são criminosos desde a mulher que aborta ao “medico”(que jurou salvar vidas).
    Sou contra esse crime ediondo e pra mim nada justifica, nem pobresa nem falta de maturidade, nada!

  10. somos totalmente contra, ninguem tem dierito de tirar a vida de alguem alem de DEUS[na hora H esta bom mais na hora de se responsabilizar nem todos querem e se acham no direito ate de matar]

  11. Se achamos que toda mulher tem direito e fazer o quiser com o seu corpo, devíamos parar e analisar que aquele ser que está em seu ventre poderia ser do sexo feminino e seria uma futura mulher… então, será que neste caso ela não tem direito sobre seu próprio corpo também !?

  12. Se achamos que toda mulher tem direito e fazer o quiser com o seu corpo, devíamos parar e analisar que aquele ser que está em seu ventre poderia ser do sexo feminino e seria uma futura mulher… então, será que neste caso ela não tem direito sobre seu próprio corpo também !? Ela tem o direito de nascer e viver, sim!

  13. 95% dos abortos realizados são feitos por conveniência, e os outros 5 por estupro.
    Em outras palavras, na maioria dos casos assassina-se e esquarteja a criança por ter sido “um acidente”, “não foi planejado”, “eu não tenho condições e já que aconteceu vamos tirar né”…

    ABORTO É COISA DE VADIA!!!!!!!!!! PORQUE NA HORA DE FAZER TAVA BOM!!!!

  14. E tem outra também, em relação ao estupro. O aborto só aumenta o trauma da violência ou abuso sexual.
    Em vez de aliviar a angústia psicológica das vítimas de violência sexual, o aborto traz mais angústia !!!! Só mais tarde é que elas vão perceber isso, e aí vai ser…tarde!

  15. EU ACHO SUPER ERRADO O ABORTO POIS A CRIANÇA NAO TEM CULPA E POR MAIS Q AINDA TEJA BARRIGA E UMA VIDA,UMA DADIVA D DEUS,FAZER ALGO CONTRA UMA CRIANÇA Q NAO PODE SE DEFENDER E COVARDIA…

  16. eu acho muito errado o aborto pois o bebê ñ tem culpa de nada e eu até chorei por que o bebê havia morrido na foto ilustrada eu acho q se a pessoa ñ qr ter o bebê q se proteja pelo menos isso é muito errado e é um pecado tremendo essas pessoas q abortam devem morrer!!Pois Deus quem quis que essa crianaça nascesse e a pessoa vai e mata??tenha dó né?Deus ´já tá sendo muito bom de dar uma criança pra essa pessoa e ela vai e mata??Filho é dádiva de deus é uma vitória e cada estrela é uma criança q Deus já pôs no mundo e tem muitas estrelas que também significam crianças abortadas!!Ñ tem perdão isso!!
    Devem pelo menos pensar:”isso é errado e sei q Deus ñ vai me perdoar!!”
    q isso fique no coração de quem aborta e de quem é o cumplície disso….!!!!!! Deus os perdoa eles ñ saebm oq fazem….

  17. eu acho muito errado o aborto pois o bebê ñ tem culpa de nada e eu até chorei por que o bebê havia morrido na foto ilustrada eu acho q se a pessoa ñ qr ter o bebê q se proteja pelo menos isso é muito errado e é um pecado tremendo essas pessoas q abortam devem morrer!!Pois Deus quem quis que essa crianaça nascesse e a pessoa vai e mata??tenha dó né?Deus ´já tá sendo muito bom de dar uma criança pra essa pessoa e ela vai e mata??Filho é dádiva de deus é uma vitória e cada estrela é uma criança q Deus já pôs no mundo e tem muitas estrelas que também significam crianças abortadas!!Ñ tem perdão isso!!
    Devem pelo menos pensar:”isso é errado e sei q Deus ñ vai me perdoar!!”
    q isso fique no coração de quem aborta e de quem é o cumplície disso….!!!!!! Deus os perdoa eles ñ sabem oq fazem….

  18. sei como é triste gerar algo que você não quer(em primeiro momento),pior é ter e não cuidar depois.mas,os homens também são responsavéis pela gravides ou aborto.aquele que não tá nem ai se a mulher engravida ou aborta tambem tá ligado a está realidade.o aborto é crime sim!eu também quis fazer.nas minha consiencia me acusava.me cobrava.toda mulher fica emocionalmente abalada depois de um aborto,exceto aquelas que não tão nem ai se matam no ventre ou matam depois ,maltratando e abandonando.

  19. Olha não concordo com nada que vc falou!
    pois eu sou total mente contra!
    eu estava participando de uma palestra sobre o aborto n a minha “Igeja Catolica”
    ai todos derão sua opinião quase todos erão contra o abordo,pode se dizer todos,ai tinha uns que erão a favor ai o padre virou pra eles e disse: nossa vocês já tem o poder de sentar no banquinho de Deus e falar quem pode vim ao mundo e quem não pode!
    depois de alguns minutos o padre mando um por um ir ao santissimo onde fica o corpo de cristo a ostia,ver oque tinha lá,ai todo mundo falou uai é a ostia,o padre disse:vai lá que vocês vão ver oque que é,ai foi um por um,quando chegou minha vez eu entrei no santissimo quando eu olhei aonde tinha a ostia eu vi um feto de um bebê abortado de três meses tava todo perfeito inclusiva era homem só faltava formar por dentro!
    depois que todos voltarão o padre disse:vocês virão que pecado ali uma vida se foi!

    Por isso sou contra o aborto,quem pode tirar vidas é somente quem nos deu ele que é nosso senhor Deus!

  20. Oi td bm?
    Nossa fiquei horrorisada com a foto e com a reportagem que esta na página…meu Deus não sei como uma pessoa tem coragem de fazer isso, o que uma coisinha tão pequenininha vai poder fazer p/ se defender, essas mães se é que da p/ chamar assim como tem coragem de fazer isso sabendo que é um pedaço dela que esta ali…..que orror se ñ quer uma coisinha tão linda dessa porque que faz então antes de fazer tem de pensar nas consequências….
    eu tenho uma filha que é a coisa mais linda que Deus poderia ter me dado, desde a hora que soube que estava esperando ela foi a coisa mais especial que eu tinha recebido, não via a hora dela nascer e ver seu rostinho ver se é perfeitinha…graças a Deus é uma menina cheia de vida e saúde Deus me abençoou com esse lindo presente, agradeço muito a ele..
    Tenho a certeza que se acontece isso ñ é por acaso sempre tem um sognificado…
    Já penso se a mãe dessas mulheres tivessem feito isso com elas, elas não estariam aqui.. ninguém tem o direito de tirar a vida de ninguém muito menos de uma criança que ñ pode se defender.

    obrigado!!!!

  21. A vida é algo precioso demais pra que se acabe antes mesmo que comece. É lindo e glorioso ter um bebê no colo, ouvir seu chorinho, ver ele dormir (é o mesmo que ver um anjo)! Quem aborta não tem consciência do que faz, aborto é assassinato, é matar um anjinho que poderia trazer razão e alegria de viver não só pra si, mas pra muitas pessoas. Esse novo ser será um dia, uma mãe ou pai, amigo, companheiro de alguém. Respeite a vida, é um direito do bebê que Deus lhe confiou!

  22. eu estou pesquizando agora sobre o aborto,
    eu sou contra, todo mundo sabe muito bem
    como evitar uma gravidez indesejada,sou a
    favor só no caso de estrupo e que a mulher
    corra risco de vida,eu tenho um filho de dois anos e tive ele com 18 anos engravidei porque sonhava muito em ter um filho amo muito meu filho daria minha vida por ele .Eu sou totalmente contra o ABORTO como que pode alguem fazer isso com um feto que nao tem como se defender .

  23. Bem, meu nome é Helena, tenhu 25 anos e eu ja tive um aborto(natural).A sensação de perder uma vida é incrívelmente horrível, mas mesmo assim eu ainda cho que quem nao tem condições de criar uma criança, então que procure alguém que o tenha, afinal ninguém tem mesmo o direito de arrancar a vida de alguém assim tão indefeso. É um crime sim. Pra que existe hoje em dia as pilulas do dia seguente?Você transou sem camisinha?Ou foi estrupada?Corra até a farmacia mais proxima e tome a pilula, mas não deixe o pior acontecer!!! Tirar a vida é crime sim!!!

  24. ENTRE O SIM E O NÃO!
    Existe uma questão que, independente de religião, padrão social, raça,etc.. é necessária uma grande reflexão a respeito: A FAMÍLIA, esta se for preservada resgata o respeito ao outro, a responsabilidade sobre a vida e o compromisso com a formação de um ser humano.
    Se pararmos para pensar com a devida seriedade que o assunto requer, deveriamos, na verdade, por em questão o AMOR, palavra considerada fora de moda hoje em dia, mas, que é o principío de tudo.
    Resgatar o AMOR no amplo sentido que a própria palavra traduz, significa resgatar valores que torna-se fútil a questão de quem deve viver ou morrer.

  25. TIAGO,
    Fico muito triste com o seu modo de pensar.
    O que é assassinato para você senão tirar a vida de uma pessoa?
    Agora podemos perguntar, quando que começa a vida? Não há duvidas, a vida começa na sua CONCEPÇÂO, ou seja, no momento em que o espermatozóide fecunda o óvulo.(“Dra Elizabeth Kipman Cerqueira: Os tratados de Medicina continuam afirmando que o início da vida humana acontece no momento da união do óvulo e do espermatozóide. Mesmo grandes defensores do direito irrestrito da mulher ao aborto concordam com esta afirmativa. Por exemplo, Peter Singer, filósofo e professor, defensor do “direito ao aborto”, ao ser perguntado: “Para o senhor, quando começa a vida?”, respondeu: “Eu não tenho dúvida de que a vida começa na concepção”. )”
    Portanto, o aborto em qualquer fase da gestação vai MATAR um bebê inocente.
    Por que legalizar o aborto? Para dar as mulheres mais segurança e não correr + risco de vida?? Não seria uma melhor forma conscientizar essas mães o que é o aborto? dos maus que causarão para ela se cometer tal ato? Porque pode ser na melhor clinica, as mulheres sofrerão muito, aumenta muito a vontade de se suicidar, as mulheres ficam com a síndrome do aborto, entre outros danos a sua saude.
    Todos tem direito a vida! ABORTO É ASSASSINATO SIM.

  26. Leticia, na verdade não defendi o aborto, defendi a descriminalização do aborto! Até porque não seria louco de enfrentar tantos xiitas.

    O que é assassinato para você senão tirar a vida de uma pessoa?

    Você chegou a essa conclusão sozinha? Por favor, me informe onde eu escrevi que assassinato não é tirar a vida de uma pessoa.

    Por que legalizar o aborto? Para dar as mulheres mais segurança e não correr + risco de vida??

    Exato.

    Não seria uma melhor forma conscientizar essas mães o que é o aborto? dos maus que causarão para ela se cometer tal ato?

    Minha professora de redação costumava dizer que “conscientização” não vale como sugestão de solução de um problema apresentado numa dissertação. Esse lance de “conscientizar” é uma utopia que os homens inventam pra fazer você achar que tudo tem jeito.

    Além disso, há várias diferentes maneiras de pensar e a ética de uma ação como o aborto é discutível. Pra você, está claro que o aborto é errado, mas não para todos. Eu não defendi o aborto, quero dizer, eu não abortaria meu filho, mas o que eu estou defendendo é a descriminalização do aborto. Se o aborto for legalizado essas milhares de pessoas que já fazem o aborto hoje (legal ou ilegal) terão condições melhores de fazê-lo e várias vidas serão salvas. Pra mim, essa é a solução ideal até que você consiga conscientizá-los. Se você tá lutando tanto pela vida dos bebês, lute pela vida das mães também. Você sabia que anualmente, 46 milhões de mulheres fazem um aborto e cada 7 minutos morre uma mulher desnecessariamente devido a um aborto clandestino? Se todos tem direito a vida, espero que você concorde que essas mulheres também têm. Enquanto você não consegue conscientizá-las, legalizar o aborto é o primeiro passo pra mudar a situação.

    Espero que tenha entendido meu ponto de vista agora. Postei um outro artigo sobre o assunto aqui, se você quiser dar uma olhada: Como realizar um aborto legal de forma segura.

  27. Tiago

    Faço minha suas palavras:

    “Sabe eu não tive coragem de comcluir a leitura desse texto ridiculo, de opinião cretina, você que fez esse texto fala como se a culpa fosse dos bebês e não a mãe, a mãe em nenhum momento é da vitima, pois, não é ela que expelida, cortada e envenenada por drogas. A “mãe”que aborta um bebê é uma cretina e vadia que não pensa nas conceqüencias ou até pensa mas não dá importancia, depois aborta uma criança que admitindo ou não, senti como todos nós, que tem mãos, pés, pernas, braços que é um ser formado. Esses bebês indesejados como você se refere são seres humanos e não é por serem “indejados” que merecem ser assassinado de forma fria como se fosse a coisa mais normal do mundo.Penso que se uma mulher não quer engravidar ela deve se previnir para isso, e por favor pobresa e não desculpa para nada, camisinha pode ser pego em posto de saúde. Não bote a culpa da criminalidade e da marginalidade desse país nesses pequenos seres que nem podem se defender, se há crianças nas ruas e algumas dessas crianças se tornam criminosas não é porque deixaram de serem abortadas é por que há pessoas ignorantes e egoístas no mundo que não enchergam um palmo diante seu nariz, pessoas como você que acham, o que é pior, pensam que todos os problemas se resolvem de maneira pratica mesmo que drástica.Pessoas como você não devem ter Deus no coração, não merecem ter filhos e deixar seus genes neles. Aborto é assassinato sim, e são criminosos desde a mulher que aborta ao “medico”(que jurou salvar vidas).
    Sou contra esse crime ediondo e pra mim nada justifica, nem pobresa nem falta de maturidade, nada!”

  28. Sabe eu não tive coragem de comcluir a leitura desse texto ridiculo, de opinião cretina

    Você mesmo disse que não leu o texto, então como sabe qual é a minha opinião? É visível que você não leu, porque seu comentário não tem nada a ver com o assunto dele. O meu ponto foi a descriminalização do aborto e não uma discussão ética/religiosa sobre o aborto em si. Se você não sabe ler, por favor não escreva, muito menos comece discussões. E não ouse escrever pobreza com S no meu blog novamente ou eu excluo seu comentário.

  29. Um bebê não é prolongamento da mãe como é uma unha ou um cabelo q se pode ser cortado. Ninguém tem o direito de tirar a vida de outro mesmo q este seja um simples feto, pois a única diferença que existe entre um feto e nós é o tempo de maturação. E isso pq eu nem toquei em religião em!!!!!A ciência comprova q na concepção já existe vida, e que este é já um ser humano…Me desculpe, mas o que vc diria se sua mãe resolvesse t abortar?? Hoje vc é um ser conciente, e tenho certeza q não daria o direito da sua mãe julgar a sua vida e dizer se vc tem o direito de viver ou não. Sem falar que a maioria dos abortos são de pessoas que transam a torto e a direita (não generalizando é claro!!) e não querem ter essa responsabilidade. Não vou nem falar no ato promíscuo em si, mas no fato de que sabemos que as transas engravidam, e que filhos indesejáveis podem ser evitados, bem antes da concepção, ou seja, no ato sexual. Temos tb o quisito doença, mas isso deixamos pra um outro momento…na verdade os fundamentos são os mesmos…

  30. Pra finalizar, se nós formos mais a fundo na questão descriminalização do aborto, teremos dados surpreendentes, pois nos Estados Unidos o aborto é liberado, e é onde mais acontecem mortes, ou mesmo sequelas de mães q cometem o aborto, e olha que as clínicas nem são clandestinas e ninguém faz aborto em casa com remédios assassinos hein!!!Problemas tanto físicos quanto psíquicos. O que tem a me dizer sobre isso??? E se o aborto for uma questão de saúde pública, não é matando os fetos que vamos resolvê-los, a solução será através de programas de saúde para mulher

  31. Não só as “mães” necessitadas, de classe social baixa que abortam. Há muitas meninas de classe média alta que com condições de criar um filho, abortam.
    As pessoas tem medo de praticar aborto pelo fato de que sendo clandestino não é seguro.
    Legalizando o aborto e fazendo essa prática ser segura e num ambiente limpo vai fazer com que o aborto vire moda, pois as meninas que tem medo de abortar, com a legalização sabem que não vão se prejudicar, então essa prática aumentaria ..
    Como disse uma pessoa acima .. se vc legaliza a cocaína seu uso aumenta. Legalizando o aborto o mesmo vai acontecer!
    Acho que a pessoa que transa sabe das consequencias se não agir corretamente se protegendo e tall, sabe que pode contrair alguma doença e com certeza sabe que pode engravidar. Todo mundo sabe que a história da cegonha não é real .. É claro que em comunidades mais pobres as meninas não tem esse alerta, por isso antes de legalizar o aborto deveriamos alertar e fazer campanhas e educar as meninas do Brasil. Acho que antes de cometer, NA MINHA OPINIÃO, um assassinato, vamos educar as meninas de todos os cantos!

  32. nenhuma criança pediu para que fosse feita, seja por irresponsábilidade ou por estrupos e tudo mais. deve-se procurar uma solução que não seja o aborto, tais como se previnir. eu defendo o direito à vida, pois uma criança, a partir de sua geração, tem o direito de viver a vida, conhecer o mundo, brincar, fazer amigos e principalmente ser feliz, porque um dia todo amor que foi lhe dado ele retribuirá amando seu filho e se a oportunidade de viver não for lhe dada ele nem ao menos sentirá o doce prazer de viver.

  33. eu acho q vc esta muito errado
    essas pequenas criançinha não tem culpa de nada,muito menod se a mãe nãoq eur ela tem tant5as pessoas q querem um bebe
    se não quer q a criança nasça da pra um orfanato depois pq tem muito q gostariam de ter e não podem!!!
    o q vc disse foi ridiculo ,desculpe…

  34. quem faz esses tipos de coisa é uma pessoa mal amada..
    um pessoa q tem coragem de aborta é uma pessoa sem coraçao….
    esse bebe nao pediu pra nascer…
    pq em vez de aborta deixa a crianaç nascer e colok em um ofarnato…
    axo o aborto uma coisa totalmente errada…
    deve continuar sendo proibido!!!

  35. Sou totalmente contra, isso só iria aumentar o n° de jovens e adolescentes irresponsáveis, que não tomam precauções e ingravidam antes da hora. Nem sempre o aborto é feito por falta de condições financeiras (que poderia ser o caso mais perto do aceitável) e sim por meninas que não queriam engraviadar mas engravidaram, por não tomarem qualquer precaução para evitar o fato, e dos parceiros que mts vezes não colaboram na hora de se proteger. Então não acho que a legalização não é o caminho para a solução da gravidez indesejável. Se as pessoas tivessem mais responsabilidade e amor a própria vida não haveriam tantos abortos. Não é justo que uma vida que está sendo formada e nem tem noção do que se passa no mundo fora da barriga, pague com a própria vida a irresponsabilidades dos pais.

  36. O q vc acharia se sua tivesse resolvido t abortar? Já parou p pensar nisso! Se sua namorada engravidasse e vcs não quisessem a criança, vc a incentivaria a abortar, mesmo tendo condições financeiras para cria-lo? Ou abortaria só pelo fato de que vc num quer, num tá afim de ter filhos?

  37. ACHO QUE TEMOS TANTAS MANEIRAS DE NÃO ENGRAVIDAR, EXISTEM TANTOS MÉTODOS CONTRACEPTÍVEIS QUE CHEGA A SER UM ABSURDO UM SER HUMANO TER DE PAGAR COM A VIDA POR CAUSA DE UM DESLEIXO. SOU CONTRA O ABORTO, SOU A FAVOR DA VIDA.

  38. Quanta falta de coerência nas opiniões!Uns dizem na mesma opinião que são “TOTALMENTE contra” e logo dizem que são a favor no caso de estupro, má formação e etc. Então, vou opiniar com sentido, embora eu seja contra nos casos puramente vaidosos, a realização do aborto é necessária em outros fatores como já mencionados antes. Não sou religioso e a opinião principalmente da Igreja Católica nem passa perto das minhas idéias, sou contra esse pensamento de que qualquer coisa que aconteça se deve ter a criança. Abandonei a religião depois de presenciar um fato na Igreja que frequentava em que uma garota foi violentada pelo próprio pai e não permitiram que ela abortasse, causando graves problemas a essa menina, que também era uma criança. A partir desse momento sigo minhas opiniões de ser humano e espero que muitos pensem em um todo e não em um específico.

  39. Concordo contigo, Carlos!Não podemos generalizar os casos.Esse negócio de amo a vida, a vida é tudo, ó vida, ó céus, a mãe é assassina e etc.Temos que considerar os estupros e outros acontecimentos distintos que possam afetar a formação da criança. Minha prima foi violentada e me desculpem os amantes a vida,assim como ela conseguiu na justiça o aborto, se fosse cmg faria o msm.Ela sofreu tanto que se não tirasse talvez se matasse na época.Foi muito sofrimento para todos,mas hoje, ela é casada e tem uma família desejada. Sou contra sim, nos casos fúteis e por má condição social. Na atualidade, temos métodos ao alcance de todos para evitar gravidez não desejada, mas reforço e afirmo a minha opinião a favor de casos em que realmente seja necessário realizar o aborto.

  40. oi tenho 28 anos e li todos estes comentarios ,,,e na minha opiniao sou contra o aborto sim ….acho que o aborto é falta de amor a vida que esta´ali sendo gerada ,,e falta tambem de amor a propria vida quem aborta e uma pessoa sem capacidade de amor ,,,existem tantos meios de nao engravidar ,,..se engravidou foi por falta de responsabilidade entao tem que ser responsabilizar pelos seus atos….para com esse papo que foi sem querer….isso nao existe ,se engravidou foi por que quiz ou por falta de responsabilidade…..sou contra o aborto …e a favor da vida ………..so´ deus tem o direito de tirar a vida de alguem…..

  41. As pessoas já se perguntaram para onde vao os filhos abortados? Para uma lata de lixo depois de serem mortos num balde de água congelada ou servem como experiencias científicas. O teu “próprio filho numa lata de lixo”.Olhe a China onde as mulheres abortaram meninas extensivamente durante anos e tem 40 mihloes de homens amais que mulheres em sua populacao! A Europa onde a populacao nao se renova e seua habitantes tem que pagar impostos mais pesados para sustentar pessoas que ficam cada vez mais com idade super avancada!
    Aqui na Alemanha as criancas sao super maltratadas tanto pelos pais como pelo governo que nao querem investir na educacao porque as criancas sao absoluta minoria e nao tem nenhum lobby…Por aqui na Europa a violencia contra as criancas continua a todo vapor!

  42. nossa… quanta ignorância… ô povinho hipócrita e xulo!
    estou gravida, exatamente com 19 semanas e tres dias e quando soube da gravidez meu namorado e a família de imbecís que ele tem tentaram me convencer a tirar… eu mandei todo mundo pra puta que o pariu e assumi essa criança! meu anjinho não tem culpa da nossa falta de cuidado!!!
    a vadia da irmã dele abortou um bebê de tres meses, uma anta, sem cultura, se vc não tem condições: ARRANJE!!!
    SE VIRA COMO EU ESTOU ME VIRANDO!!!
    agora justificar um erro com outro pior ainda não dá né! mesmo em caso de estupro, a criança tem seu sangue tbm, é mais sua do que dele, e é um anjo abençoado, Deus permitiu essa vida e isso significa que vc tem uma missão muito importante, que é a de corrigir o erro dando a essa criança e a todos a sua volta exemplo de vida e perseverânça que esse mundo tanto precisa!!!
    os que pensam de forma contrária da minha são os mesmos responsáveis pela situação que nosso mundo se encontra: guerra, morte, injustiças, sofrimento…

  43. pq vcs não deixam de ser cínicos…é muito facil julgar uma mulher q faz um aborto sem ao menos conhesce-la…não tenho filhos ainda, e não abortaria de forma alguma um filho meu…mas ninguém sabe como está o psicológico da mulher no momento em q escolhe essa opção…uma mulher não engravida de brincadeira p/depois tirar o filho, se ela decide fazer isso é por que algo deu errado…provavelmente ela não tem o apoio de ninguém no momento q engraviada…o pai da criança q é tão responsavel quanto ela já a abandonou…será q o pai de uma criança q foi abortada não deveria ser tão culpado quanto ela, pois quando a mulher comete o aborto, a criança já foi abortada a muito tempo pelo pai…não falem tbm em mundo globalizado, q todos sabem como previnir, q não é verdade…boa parte do nosso País é ignorante, exitem mulheres q acreditam q tomando a pílula no dia do ato sexual não vão engravidar…então deixem de ser cínicos, pq vcs não sabem como estas mulheres sofrem por saberem oq estão fazendo…

  44. Minha querida Nati, isso não é justificativa para acabar com uma vida,principalmente de um ser indefeso que não pediu para vir ao mundo. Inconseqüente foi a mãe inrresponsável que existindo tantos meios de preveção se descuidou.
    Anteriormente você colocou que: BOA PARTE DO PAÍS É IGNORANTE.

    Pense como você está bem atualizada, pois os meios de comunicação estão bem avançados, sem contar nas campanhas, paléstras,etc, q são dadas nas escolas. Que têm como objetivo informar as pessoas meios de se previnir contra doenças sexualmente transmissíveis
    e evitar uma gravidez indesejavel. Uma forma fácil: USE AMISINHA!!!

    Sou totalmente contra ao ABORTO, se existe um ser tão lindo no vente pq não deixar vir ao mundo? Condições financeiras não desculpa, pois na hora do “bem bom” não soube fazer, agora dê seus pulos e saiba criar. Essa é a minha concepção.

  45. sou a favor até pelo menos 90 dias de gestação! não considero embrião um ser vivo!e acho que cada um deve decidir se quer qqer coisa crescendo ou não em seu corpo, eu digo que deve ter liberdade de escolha, nem vem com esse blá, blá blá de deus, esse povo tá abandonado faz tempo,e se num legaliza é como dizem,vai continuar por debaixo dos panos sem segurança e sem higiene! viva o planejamento familiar, viva o aborto!!!!!

  46. E gente , é facil jugar as pessoas sem as conhece-las . Eu ñ abortaria um filho meu ,
    eu penso assim, mas as outras possoas ñ
    sou contra o aborto ,ninguem tem o direito de tira uma vida, mas fazer o q ? mesmo ñ legalizando muitas pessoas fazem.
    CADA UM É DONO DOS SEU ERROS E A CERTOS, CADO UM PAGA PELO OS SEU ATOS ( ABORTO Ñ É A MELHOR SOLUÇÃO

  47. Nossa, seu texto ficou muito bom. Eu realmente concordo com você. Tipo, eu não condeno quem faça porque cada um tem seus motivos, mas isso não significa que eu o faça. Algumas pessoas são tão egocêntricas ao achar que oq se aplicam a elas tem que se aplicar a todos, aff

  48. Fiquei idgnada quando eu vir uma besteira dessa, que foi a pessoa tão sem noção e sem coração que falo tudo isso, queria ver se fosser ele(a) que tivesser em uma situação dessa! Que Deus possa muda essa sua cabeça, que absurdo gente meu DEUS ;(

  49. Esse tal de Caus nao sabe de nada, nao sei em q parte da Alemanha vc vive meu filho… moro na Alemanha a muito tempo e gracas a Deus aqui a mulher tem o direito de escolha mas é claro com acompanhamento medico, psicologo e etc.. O q eu mais vejo aqui é criancas e mulheres gravidas, mais do q no Brasil.. e se o povo aqui esta ficando velho demais é pq aqui tem qualidade de vida.. e a maioria nao tem filho na adolescencia, eles querem estudar, trabalhar, viajar, se estabelecer financeiramente e psicologicamente, antes de colocar outro ser nesse mundo sem planejamento e resposabilidade.
    Nao sei como as criancas na “sua” Alemanha sao maltratadas. As criancas aqui tem um otimo ensino, tanto nas escolas como em casa, os alemaes sao pessoas educadissimas, senao a Alemanha nao seria o q é hj, país de primeiro mundo.
    Voltando ao assunto, espero muito q o Brasil de esse passo pra frente, q legalize o aborto de uma vez, para q nossas mulheres nao sofram, nao morram nas clinicas clandestinas. Sou COMPLETAMENTE a favor, nao importa em quais circunstancias. Quem vai criar é ela, quem vai sofrer as consequencias é ela, entao q faca mas q faca com seguranca.
    Nunca engravidei pq sempre me cuidei muito mas eu sei q os metodos nao sao 100%. E se eu engravidasse no momento da minha vida em q eu nao tivesse condicoes financeiras e nem psicologicas, com certeza faria.
    O seu texto foi muito bom… é uma pena ler comentarios de pessoas tao hipocritas.. Se nao quer q outras pessoas facam aborto, entao ajude o proximo, de apoio financeiro e psicologico a mulher q precisa. Adote uma crianca. Faca alguma coisa ja q vc se acha no direito de mandar no utero alheio.
    Pensem sobre isso com mais compaixao, a mulher nao vai fazer um aborto pq ta afim, existem varios motivos q a levam a isso e tentar entende-los ja é um bom comeco.

  50. Sou totalmente contra. Creio que, nos termos legais que aí estão, são suficientes. Mas a discussão toda está com o foco mudado: “O que fazem as mulheres abortarem” deveria ser a pergunta cuja busca pela resposta deveria ser incessante pela sociedade. Entretanto, o argumento pró de que “o corpo é da mulher”, é totalmente descabido. Já é cientificamente provado que o feto NÃO é uma extensão do corpo feminino. E claro, ela já tem esse direito sobre seu corpo, podendo fazer ou não filhos excetuando os casos de estupro. Aborto = Assassinato. Sem mais.

  51. Desculpe, mas eu não me conti. Copie e colo o argumento do sr. Mauro Assis no site: http://www.viomundo.com.br/blog-da-saude/saude/rede-feminista-de-saude-aborto-uma-questao-de-direitos-humanos.html

    “Os argumentos da escriba acima (e de quem defende a mesma causa) são dois:
    – Tem muito aborto clandestino, se fosse feito na rede de saúde seria mais seguro.
    Seguro mesmo, principalmente para a vida sendo gerada, claro, é não haver aborto algum.

    – A mulher tem que ter direito sobre o próprio corpo, podendo fazer dele o que quiser.
    Ela já tem esse direito, podendo fazer ou não filhos (a não ser, claro, no caso de estupro). Agora, engravidou, está formando um novo ser, não se trata mais do corpo dela, e sim do nascituro. Sobre este ela não tem qualquer direito, só o dever de cuidá-lo da melhor maneira possível.

    Não é preciso recorrer a nenhum argumento religioso para mostrar a fragilidade desses argumentos.

Deixe uma resposta