Tiago Madeira

Cotidiano

I’ve got the power!

Pequeno post feito a 64 bits

Acer Aspire 5050-3205 comprado por 2500 reais num camelódromo de Balneário. Posto melhor sobre ele quando acabar de baixar, instalar e configurar o slamd64, que aí vou conhecê-lo melhor. Primeira impressão: lindo, portátil, a webcam é muito legal!

Veio com um Windows XP que estou pra tirar; no mais, tudo parece funcionar perfeitamente. Só não gostei do layout do teclado que é, em uma palavra, ridículo. Para usar o ponto de interrogação é necessário pressionar AltGr+W e a barra é AltGr+Q ou Fn+; (não sei qual é pior).

Inédito! Fotos do recém-nascido!

Comentários

Felipe Cepriano

Você vai usar Linux-64bits? Não recomendo se você usar Flash ou alguma biblioteca/módulo de código fechado, já que alguns não rodam muito bem, mesmo com a compatibilidade com IA32..

Tiago Madeira

O Flash 9 beta não funciona em 64 bits? Já era o que eu tava usando no meu de 32 mesmo, então não é uma versão de teste tão instável… Não uso muita coisa de código fechado, mas o pessoal diz que roda em 32, sem usar todos os recursos do processador, mas anyway… Agora é que vou descobrir, mas o pessoal fala muito bem de Linux em 64 bits! Aliás, dizem que Windows é que é ruim em 64bits, porque os programas são todos feitos pra 32 e você acaba não aproveitando o fato de ele ser 64bits. ;)

Tiago Madeira

O Flash 9 beta não funciona em 64 bits?

Não sei se eu tinha lido isso em algum lugar ou inventado, mas acabei de ver que realmente não funciona…

Thássius Veloso

Parabéns pela bela aquisição!!!

Thássius Veloso

E de quebra, pelas fotos, ainda pude perceber que estás (ou estava/estará) lendo “A Viagem de Théo”. Tô lendo esse livro, e é bem complicado. Pretende escrever resenha sobre ele?

Tiago Madeira

Nossa! Achei que ninguém ia notar um detalhe desse tamanho… Aqui agora o Théo está na Índia, na página 223. Onde você tá? Esse livro é realmente muito bom, eu tô lendo com a Carol e nós estamos pensando em fazer uma série sobre religiões com trechos dele no Mal Vicioso :)

Thássius Veloso

ohooo, to na página 260. Ele e a tia Marthe tão indo embora da Índia. O que me mata de rir no livro é ele chamando a Marthe de “minha velha”, e ela chamando ele de “camarãozinho”. Ah, se precisar de ajuda, é só me chamar. Sou desmemoriado, mas com certeza prestarei atenção na hora de postar. Tô louco pra ver a parte que ele chega no Brasil! xD

Tiago Madeira » Pontinho verde

[…] “Só se dedicará a um assunto com toda a seriedade alguém que esteja envolvido de modo imediato e que se ocupe dele com amor. É sempre de tais pessoas, e não dos assalariados, que vêm as grandes descobertas.”(Arthur Schopenhauer) google_ad_client = “pub-2314134337442360”; google_ad_width = 728; google_ad_height = 15; google_ad_format = “728x15_0ads_al”; google_color_link = “333333”; google_ad_channel = “”; google_color_border = “ffffff”; google_color_bg = “FFFFFF”; google_color_text = “333333”; google_color_url = “999999”; « I’ve got the power! […]

hlegius

Salve! Quanto tempo hein ?! hehehe… Então… Slamd64 ? hmm… acho que não compensa não hein Tiago! O Slamd tem, ou tinha poucos pacotes em 64bits. Se você quiser o plugin do Flash nos browsers, pode instalar o Firefox em 32bits, mas deixa eu avisar: instalou firefox 32bits, ele não vai executar pois seu bash é 64bits! Logo, você vai precisar de um emulador virtual de 32bits para fazer o Firefox 32bits rodar sob ele. Viu o tamanho do rolo ? aah! O Mplayer não terá os plugins do WinMediaPlayer. Logo, não poderá assistir os vídeos no formato da M$, e se estamos falando de um notebook para tudo, esses codecs vão te fazer falta =) aah! O Java não sei se tu programa em Java, mas a J2EE ou J2SDK para 64 bits tem umas lags irritantes que fazem o processador ir à 100% quando você inicia qualquer aplicação que rode Java, ele fica em 100% por alguns segundos, 10 ou 15 e depois normaliza. E para completar, eu tive um problema com meu som, pois ele não executava dois sons ao mesmo tempo =/ Tipo player e música e alerta do aMSN… ah não!! Isso é se você instalar Linux 32 bits =) Solução? Tem, tem sim! criar um arquivo .asoundrc e configurar tuas aplicações para usar o ALSA (ou seja, desative totalmente o OSS no teu Kernel) Para finalizar, deixo aqui um dos dizeres de Piter Punk: “O esforço feito para compilar o Slackware 64bits não vale o desempenho final” E realmente, não tem tanta diferença ;) Acredite hehe… tenho experiencia em 64bits… no meu já passou: Debian, Slamd64, Gentoo(foi o melhor para 64 que encontrei, graças ao Emerge); Arch64. Hoje ? Vou de Slackware 11 32bits =) Abraços,

Tiago Madeira » Dor de cabeça

[…] Problema 2: 64 bits. Firefox com Flash, codecs proprietários do mplayer, Java. Achei que fosse mais fácil… O hlegius fez um comentário bem pessimista lá no outro post… E ele tem razão. Estou com o live-cd do Gentoo amd64 baixado esperando um CD virgem pra gravar (devo comprar hoje a tarde), todo mundo fala bem do Gentoo pra 64bits. Ainda tô baixando também o Ubuntu pra 64bits pra ver como é que é… […]

Fabrício Soares

Sim vc de Acer 64bits e eu enfim com um mac, tah ele tem mais de 2 anos, mas eh meu!

Obrigado! Seu comentário foi enviado e será publicado quando for aprovado.

Infelizmente ocorreu um erro ao enviar seu comentário.