Como baixar vídeos de Deutsche Welle (dw.de) e outros sites que usam RTMP

RTMP (Real Time Messaging Protocol) é um protocolo desenvolvido pela Macromedia para fazer streaming de áudio e vídeo de um servidor para um Flash player.

Vou mostrar uma forma genérica para baixar vídeos de sites que usam RTMP usando como exemplo um vídeo do Deutsche Welle. Escolhi esse site porque ele não é suportado pela extensão Video DownloadHelper do Firefox. Porém, a dica funciona para vários outros sites que também usam esse protocolo.


Para começar, você vai precisar instalar dois programas livres: Wireshark e RTMPDump.

O primeiro serve para analisar os pacotes que estão passando na rede (quem manda para quem, que protocolo está sendo usado, qual seu conteúdo etc). O segundo baixa vídeos que estão disponíveis através do protocolo RTMP.

Para instalá-los no Ubuntu, basta escrever num terminal: sudo apt-get install wireshark rtmpdump. Em outras distribuições de Linux, use seu gerenciador de pacotes preferido.

No Windows ou outras plataformas onde é mais difícil instalar programas, você pode baixar esses programas (e seus códigos) em wireshark.org e rtmpdump.mplayerhq.hu.

Antes que reclamem nos comentários, há muitos programas mais simples que poderiam substituir o Wireshark nessa dica, mas decidi usar o Wireshark porque ele permite muitas outras coisas que podem ser úteis no futuro. Com efeito, usando o Wireshark é fácil encontrar o endereço de vídeos de sites que usam Flash mas não usam RTMP, como por exemplo Globo.com (que usa HTTP mesmo). Além disso, o Wireshark pode ajudar você a capturar e analisar pacotes que estão passando pelo ar mas teoricamente não deveriam ser lidos por você numa rede WiFi. Porém, isso já foge do escopo deste post.


O vídeo que usarei como exemplo é o que aparece quando você clica na foto do Brasil (Organize a sua indignação) na reportagem Alle Macht dem Volk? Clique nessa imagem e deve aparecer uma tela como esta:

reportagem

Neste momento, espere um pouco antes de clicar no botão Play para começar a tocar o vídeo. Primeiro abra o Wireshark e comece a capturar na interface que você usa para acessar a Internet (ou escute em todas caso não saiba qual escolher). Para não ter que ficar vendo muitas coisas desnecessárias, filtre apenas mensagens do protocolo RTMP: escreva no campo Filter o valor rtmpt (não é erro de digitação, tem um “t” no final mesmo) e pressione Enter.

Agora você pode começar a tocar o vídeo. Porém, não é de seu interesse assistí-lo no navegador e você não quer que o Wireshark fique muito sobrecarregado capturando todos os milhares de pacotes que passam na rede para transferir um vídeo desse tamanho. Portanto, inicie o vídeo e, assim que ele começar a tocar, feche a aba para parar de baixá-lo.

Se tudo correu bem, você pode parar a captura no Wireshark (clicando no ícone vermelho com um X lá no seu menu). Na sua tela, você deve estar vendo alguns pacotes RTMP filtrados:

wireshark

Lendo o conteúdo desses pacotes, você consegue descobrir qual é o endereço do vídeo no protocolo RTMP e então usar o RTMPDump para baixá-lo. Esse endereço está dividido em duas mensagens.

Na mensagem connect enviada pelo cliente ao servidor para iniciar o handshake, você encontra o parâmetro tcUrl, que neste caso aponta para rtmp://tv-od.dw.de/flash/:

tcurl

Um pouco abaixo, na mensagem play, você encontra o resto do endereço (neste caso, vdt_de/2013/bdeu131028_004_rioprotest_01i_sd_avc.mp4):

play

Juntando as duas partes, temos o endereço completo: rtmp://tv-od.dw.de/flash/vdt_de/2013/bdeu131028_004_rioprotest_01i_sd_avc.mp4. Com ele, é hora de usarmos o RTMPDump. Essa parte é trivial. Basta abrir um terminal e digitar rtmpdump com os parâmetros -r (endereço) e -o (arquivo de saída). O resultado é este:

$ rtmpdump -r rtmp://tv-od.dw.de/flash/vdt_de/2013/bdeu131028_004_rioprotest_01i_sd_avc.mp4 -o a.mp4
RTMPDump v2.4
(c) 2010 Andrej Stepanchuk, Howard Chu, The Flvstreamer Team; license: GPL
Connecting ...
INFO: Connected...
Starting download at: 0.000 kB
INFO: Metadata:
INFO:   duration              242.58
INFO:   moovPosition          28.00
INFO:   width                 1280.00
INFO:   height                720.00
INFO:   videocodecid          avc1
INFO:   audiocodecid          mp4a
INFO:   avcprofile            66.00
INFO:   avclevel              31.00
INFO:   aacaot                2.00
INFO:   videoframerate        25.00
INFO:   audiosamplerate       48000.00
INFO:   audiochannels         2.00
INFO: trackinfo:
INFO:   length                6064000.00
INFO:   timescale             25000.00
INFO:   language              eng
INFO: sampledescription:
INFO:   sampletype            avc1
INFO:   length                11643904.00
INFO:   timescale             48000.00
INFO:   language              eng
INFO: sampledescription:
INFO:   sampletype            mp4a
46239.482 kB / 242.56 sec (99.9%)
Download complete
$

O vídeo usado no exemplo, para quem se interessar e entender alemão, foi parar no YouTube e agora pode ser incorporado em qualquer site:

3 comentários sobre “Como baixar vídeos de Deutsche Welle (dw.de) e outros sites que usam RTMP

  1. Thiago baixei um video dessa forma, deu certo mais quando abrir o arquivo com o vlc ou outro player acusa que não é possivel abrir o arquivo e que ele é undf ou seja indefinido como assim?

  2. Amigo, estou fazendo um curso onde eles me deram um prazo muito curto para assistir as aulas. Vc pode me ajudar com um programa que consiga baixar as aulas para assistir depois. Esse curso roda em protocolo RTMP. Estou encaminhando o link da aula demonstraçao para voce verificar.
    http://www.renatosaraiva.com.br/cursos/area-juridica-2/carreiras-jurdicas/curso-para-o-concurso-de-defensor-pblico-da-unio-2015-dpu-cers-cursos-online

    Agradeco atencao

Deixe uma resposta