Tiago Madeira

Software Livre

As vantagens do software livre

(por Richard Stallman)

Pessoas de fora do movimento do software livre frequentemente perguntam sobre as vantagens práticas do software livre. É uma pergunta curiosa.

Software não-livre é ruim porque ele nega sua liberdade. Logo, perguntar sobre as vantagens práticas do software livre é como perguntar sobre as vantagens práticas de não ser algemado. De fato, isso tem vantagens:

  • Você pode usar uma camiseta normal.
  • Você pode passar por detectores de metal sem ativá-los.
  • Você pode ficar com uma mão no volante enquanto troca as marchas.
  • Você pode arremessar uma bola de baseball.
  • Você pode carregar uma mochila.

Nós poderíamos encontrar mais, mas você precisa dessas vantagens para convencê-lo a rejeitar algemas? Provavelmente não, porque você entende que é a sua liberdade que está em jogo.

Uma vez que você percebe que é isso que está em jogo com software não-livre, você não precisa perguntar que vantagens práticas o software livre possui.

Original (em inglês): http://www.gnu.org/philosophy/practical.html

Comentários

Samuel

O problema é que é um exercício difícil para a maioria dos usuários de software proprietário sentir-se algemado. Como ajudá-los nisso, se é que isso é possível ou sequer desejável?

Samuel

Certo :)

Samuel

Esclarecimentos: (i) onde se lê “sentir-se”, eu tive intenção de dizer “perceber-se”. (ii) questionar se isso é desejável não significa que minha opinião pessoal seja a de que NÃO É… pelo contrário.

Peterson Silva

Eu geralmente aponto isso ao meu pai quando ele encontra alguma coisa que ele não pode mudar no Windows dele =) o exemplo mais recente foi quando ele disse que queria fazer alguma coisa com o Internet Explorer, não me lembro direito o que.. (ele usa Windows XP).

Tiago Madeira

É uma ótima pergunta! Vamos conversar sobre isso pessoalmente! :)

Obrigado! Seu comentário foi enviado e será publicado quando for aprovado.

Infelizmente ocorreu um erro ao enviar seu comentário.