Pontinho verde

ATENÇÃO: Este conteúdo foi publicado há 11 anos. Eu talvez nem concorde mais com ele. Se é um post sobre tecnologia, talvez não faça mais sentido. Mantenho neste blog o que escrevo desde os 14 anos por motivos históricos. Leia levando isso em conta.

Meu laptop novo tem em um pixel uma bolinha verde (.), só percebido quando uso cores escuras como preto ou cinza num fundo. Parece problema da tela ter perdido o vermelho e o azul naquele ponto (WXGA CrystalBrite LCD)… Não é algo que atrapalhe, mas gostaria de entender o que é e saber se é importante eu trocar o laptop por causa disso (vai que a bolinha se alastra?) ou o monitor dá pau de vez.

Alguém já viu isso? É algo assim, ó: (é claro que depois eu é que pûs a bolinha, porque ela não veio junto com o screenshot) screenshot

8 comentários sobre “Pontinho verde

  1. Dae, isso ai é um Dead Pixel.
    Fica na parte central do monitor ou é mais periférico???

    Aliás, Tu é de Balneário Camboriú???
    Se sim, eu também sou.

    É que eu estou procurando esse notebook por aqui e achei seu blog. responde no meu email ai.

    Vlws
    []’s

  2. pontinho verde?
    é uma ervilha de castigo! ;)

    o q pode ser isso? um tipo de lepra de pc?? nem esquenta, deve ter nos monitores de metade do mundo, só q as pessoas não notam. usa um fundo claro q td se resolve. :*

  3. Hm, é, parece ser um stuck pixel.

    Não há muito o que fazer. Existem programas que tentam destravar o pixel, mas enquanto metade fala que resolve, a outra fala que não adianta nada.

    Stuck pixels são corriqueiros em monitores de cristal líquido. Não se alastram, mas não é incomum surgirem mais stuck pixels com o tempo (bastante tempo). Alguns fabricantes tem políticas sobre dead / stuck pixels (dead é um stuck pixel que só fica preto). Até onde sei, a ASUS trocava telas com 3 ou mais stuck/dead pixels, mas não sei sobre as outras fabricantes.

    O jeito é tentar esses “destravadores de pixels” e ver se dar certo; se não der, paciência… Acho improvável que aceitem trocar o notebook por causa disso.

  4. Bom, pelo que já ouvi falar a respeito (não tenho lcd eu mesmo =p), stuck pixels são pixels que “travam” em alguma cor. Ficar alternando ultra-rapidamente as cores pode ajudar a destravar (e não lembro de “massagem localizada” resolve também). Dead pixels são, como o nome diz, os pixels mortos. Estes não voltam de jeito nenhum, ficam lá, um pontinho preto apenas.

    Bom, agora você já pode googlar por “stuck pixels” :-)

Deixe uma resposta