Liberdade controlada

ATENÇÃO: Este conteúdo foi publicado há 10 anos. Eu talvez nem concorde mais com ele. Se é um post sobre tecnologia, talvez não faça mais sentido. Mantenho neste blog o que escrevo desde os 14 anos por motivos históricos. Leia levando isso em conta.

Google e China

Colocam na nossa cabeça que o nosso mundo é perfeito e que só em contos de fada existem pessoas más, dizem que só na China existe ditadura, dizem que aqui somos livres… Temos que abrir os olhos!

Isso foi o que eu comentei no primeiro post do Mal Vicioso no dia 02 de dezembro de 2006.

Vivemos numa ilusão que recebe o nome de democracia = poder do povo. A atitude tomada pela justiça brasileira de bloquear o Youtube nos faz perceber como o nosso mundo é dominado e como não somos livres. É a prova de que existe o Grande Irmão ou é a volta da ditadura.

Youtube - Broadcast Yourself

Por causa de uma modelo, bloquearam um site inteiro aqui no Brasil… Uma modelo que foi filmada na Europa fez com que bloqueassem um site estado-unidense aqui no Brasil. Dá pra entender? Falou bem o Cardoso, que sugere que o Brasil siga o exemplo do Iraque em relação ao vídeo de execução do Saddam Hussein:

[nossa justiça] não foi atrás de quem postou o (supostamente) ilegal vídeo da cicarelli. Não foi atrás de quem filmou, não foi atrás do canal de tv que exibiu o mesmo. Céus, conseguiram ser mais covardes que a RIAA, que processa garotinhas de 12 anos. Sequer foram atrás dos adolescentes que subiram o vídeo para o YouTube, Google Video e outros.

Acharam melhor matar o mensageiro.

E o pior é que isso não serviu pra nada. Encontrar outros locais com o vídeo da Cicarelli é muito fácil. Entrar no Youtube também não é impossível.

O que eu pergunto à justiça brasileira, à Cicarelli e ao “especialista” que sugeriu fechar o Youtube é: pra quê?

Só pode ser jogada de marketing da modelo, como já disse o Ataliba. Assim ela voltou a aparecer. Agora que ela já tá satisfeita, a BrasilTelecom poderia fazer o favor de reabrir o Youtube?

Esse controle de acesso à internet é ridículo. A internet é o que é porque é livre. Achei que já havíamos passado dessa fase de ditadura, de censura, de controle… mas parece que ainda não. Não sei como a nossa justiça é capaz de bloquear o Youtube, não sei como várias empresas no mundo desenvolvem e implementam DRM e o pior de tudo: não sei como a gente vê tudo isso e permanece calado.

4 comentários sobre “Liberdade controlada

Deixe uma resposta