Tiago Madeira

Sociedade

Liberdade controlada

Google e China

Colocam na nossa cabeça que o nosso mundo é perfeito e que só em contos de fada existem pessoas más, dizem que só na China existe ditadura, dizem que aqui somos livres… Temos que abrir os olhos!

Isso foi o que eu comentei no primeiro post do Mal Vicioso no dia 02 de dezembro de 2006.

Vivemos numa ilusão que recebe o nome de democracia = poder do povo. A atitude tomada pela justiça brasileira de bloquear o Youtube nos faz perceber como o nosso mundo é dominado e como não somos livres. É a prova de que existe o Grande Irmão ou é a volta da ditadura.

Logo do YouTube

Por causa de uma modelo, bloquearam um site inteiro aqui no Brasil… Uma modelo que foi filmada na Europa fez com que bloqueassem um site estado-unidense aqui no Brasil. Dá pra entender? Falou bem o Cardoso, que sugere que o Brasil siga o exemplo do Iraque em relação ao vídeo de execução do Saddam Hussein:

[nossa justiça] não foi atrás de quem postou o (supostamente) ilegal vídeo da cicarelli. Não foi atrás de quem filmou, não foi atrás do canal de tv que exibiu o mesmo. Céus, conseguiram ser mais covardes que a RIAA, que processa garotinhas de 12 anos. Sequer foram atrás dos adolescentes que subiram o vídeo para o YouTube, Google Video e outros.

Acharam melhor matar o mensageiro.

E o pior é que isso não serviu pra nada. Encontrar outros locais com o vídeo da Cicarelli é muito fácil. Entrar no Youtube também não é impossível.

O que eu pergunto à justiça brasileira, à Cicarelli e ao “especialista” que sugeriu fechar o Youtube é: pra quê?

Só pode ser jogada de marketing da modelo, como já disse o Ataliba. Assim ela voltou a aparecer. Agora que ela já tá satisfeita, a BrasilTelecom poderia fazer o favor de reabrir o Youtube?

Esse controle de acesso à internet é ridículo. A internet é o que é porque é livre. Achei que já havíamos passado dessa fase de ditadura, de censura, de controle… mas parece que ainda não. Não sei como a nossa justiça é capaz de bloquear o Youtube, não sei como várias empresas no mundo desenvolvem e implementam DRM e o pior de tudo: não sei como a gente vê tudo isso e permanece calado.

Comentários

Tiago Madeira » Opa… Desculpem o atraso!

[…] Poxa… Por que eu sempre estou atrasado (e mais atrasado ainda)? […]

Renato Felipe Atilio

É, mas parece que há uma luz (de pisca-pisca, claro) no fim do túnel.

Ibrahim Cesar

O artigo está ótimo, mas a ilustração da praça da paz valeu por mil palavras (para citar confúcio o que nos leva de volta à China).

Tiago Madeira

Ela conseguiu…

Obrigado! Seu comentário foi enviado e será publicado quando for aprovado.

Infelizmente ocorreu um erro ao enviar seu comentário.