Hugo Chávez: socialismo ou morte

Hugo Chávez: Pátria, socialismo ou morte, eu juro!

Ao longo do discurso, ele deu alguns exemplos do que deve entender-se por socialismo do século XXI, quando indicou que é um sistema baseado nos princípios básicos do cristianismo, as idéias pré-socialistas de Simón Bolívar e a doutrina básica de Karl Marx.

Para avançar até este novo modelo econômico e político, Chávez iniciará seu novo período solicitando poderes especiais a Assembléia Nacional para emitir durante um ano decretos com força de lei.

Mediante este sistema de legislação ele pretende realizar, entre outras idéias, a nacionalização de empresas de eletricidade, telecomunicações e outros setores considerados estratégicos.

[…]

“No hay que tenerle miedo al socialismo, cardenal, más bien deberían asustarse con el capitalismo”, afirmou Chávez que leu várias passagens dos livros dos apóstolos para argumentar a favor de sua tese de que os primeiros cristãos tinham formas de organização socialistas e, inclusive, comunistas.

Tradução livre (podem me corrigir, eu sei que meu espanhol não é dos melhores) do Univision.

Hugo Chávez obteve 63% dos votos e foi reeleito presidente venezuelano. Em seu discurso de hoje, disse que agora começou a era da construção do socialismo na Venezuela. Citando Jesus Cristo e Fidel Castro, o presidente pediu a reeleição indefinida e que tivesse poderes especiais para emitir decretos com força de lei.

Vários outros políticos de esquerda no mundo dizem ter idéias comunistas durante a campanha (inclusive o brasileiro), mas no poder são corrompidos ou se acostumam com a vida boa do capitalismo. O presidente venezuelano mostrou que é diferente. Eu não sou fã do socialismo, mas dou todo meu apoio para Hugo Chávez. Eu estaria muito orgulhoso agora se fosse venezuelano, porque independente de todo o resto do mundo, das idéias de um monte de conservadores e até sabendo que no início ele terá vários problemas a enfrentar, ele aceitou o desafio e resolveu cumprir o que prometeu (e o que obteve 63% de votos prometendo!)

Hugo Chávez mostrou que vai mudar a Venezuela. Se suas mudanças são boas ou ruins, eu não sei. Mas ele quer mudar, ele agiu diante de toda a insatisfação dos venezuelanos com a situação atual. E assim ele fez história. Que ele sirva de exemplo pro resto do mundo!

Ah… E Jesus Cristo? O cristianismo merecia um post especial! Bom… O Ibrahim já falou sobre isso. Gente extremamente contraditória… Jesus foi um cara cheio de idéias socialistas. O papa deve estar de cabelo em pé lá na sua mansão milionária no Vaticano ao ouvir tais palavras, mas é a mais pura verdade. Embora os cristãos sejam ricos, conservadores e capitalistas; os ensinamentos cristãos são socialistas; são de humildade, solidariedade e igualdade.

O blog está temporariamente sem comentários. Em breve eles estarão de volta.
© 2005–2020 Tiago Madeira