Hugo Chávez: socialismo ou morte

ATENÇÃO: Este conteúdo foi publicado há 11 anos. Eu talvez nem concorde mais com ele. Se é um post sobre tecnologia, talvez não faça mais sentido. Mantenho neste blog o que escrevo desde os 14 anos por motivos históricos. Leia levando isso em conta.

Hugo Chávez: Pátria, socialismo ou morte, eu juro!
Pátria, socialismo ou morte, eu juro!

Ao longo do discurso, ele deu alguns exemplos do que deve entender-se por socialismo do século XXI, quando indicou que é um sistema baseado nos princípios básicos do cristianismo, as idéias pré-socialistas de Simón Bolívar e a doutrina básica de Karl Marx.

Para avançar até este novo modelo econômico e político, Chávez iniciará seu novo período solicitando poderes especiais a Assembléia Nacional para emitir durante um ano decretos com força de lei.

Mediante este sistema de legislação ele pretende realizar, entre outras idéias, a nacionalização de empresas de eletricidade, telecomunicações e outros setores considerados estratégicos.

[…]

“No hay que tenerle miedo al socialismo, cardenal, más bien deberían asustarse con el capitalismo”, afirmou Chávez que leu várias passagens dos livros dos apóstolos para argumentar a favor de sua tese de que os primeiros cristãos tinham formas de organização socialistas e, inclusive, comunistas.

Tradução livre (podem me corrigir, eu sei que meu espanhol não é dos melhores) do Univision.

Hugo Chávez obteve 63% dos votos e foi reeleito presidente venezuelano. Em seu discurso de hoje, disse que agora começou a era da construção do socialismo na Venezuela. Citando Jesus Cristo e Fidel Castro, o presidente pediu a reeleição indefinida e que tivesse poderes especiais para emitir decretos com força de lei.

Vários outros políticos de esquerda no mundo dizem ter idéias comunistas durante a campanha (inclusive o brasileiro), mas no poder são corrompidos ou se acostumam com a vida boa do capitalismo. O presidente venezuelano mostrou que é diferente. Eu não sou fã do socialismo, mas dou todo meu apoio para Hugo Chávez. Eu estaria muito orgulhoso agora se fosse venezuelano, porque independente de todo o resto do mundo, das idéias de um monte de conservadores e até sabendo que no início ele terá vários problemas a enfrentar, ele aceitou o desafio e resolveu cumprir o que prometeu (e o que obteve 63% de votos prometendo!)

Hugo Chávez mostrou que vai mudar a Venezuela. Se suas mudanças são boas ou ruins, eu não sei. Mas ele quer mudar, ele agiu diante de toda a insatisfação dos venezuelanos com a situação atual. E assim ele fez história. Que ele sirva de exemplo pro resto do mundo!

Ah… E Jesus Cristo? O cristianismo merecia um post especial! Bom… O Ibrahim já falou sobre isso. Gente extremamente contraditória… Jesus foi um cara cheio de idéias socialistas. O papa deve estar de cabelo em pé lá na sua mansão milionária no Vaticano ao ouvir tais palavras, mas é a mais pura verdade. Embora os cristãos sejam ricos, conservadores e capitalistas; os ensinamentos cristãos são socialistas; são de humildade, solidariedade e igualdade.

18 comentários sobre “Hugo Chávez: socialismo ou morte

  1. Hugo Chavez é acima de tudo um cara esperto, ele está conquistando o poder absoluto através da democracia representativa, posso dizer que não admiro sua sombra autoritária, apesar de seus inimigos terem sido muito mais anti-democráticos que ele no golpe de 2002.

    Uma pergunta que me faço é se a população venuzuelana vai viver melhor sobre a tutela do estado, ou teremos só uma troca de poderes, das mega-corporações para o mega-estado?

    Históricamente ambos os modelos lesaram muito a população e só serviram para perpetuar uma “elite no poder”.

    Mas espero que o “socialismo do século 21” de Chavez aprenda com os erros da história e não se transforme uma Cuba,Russia ou China da vida.

    Enquanto isso aqueles que defendem uma espécie de ordem mundial imutável onde “O mercado” é o grande juiz(e não a população), esperneiam: http://jornalnacional.globo.com/Jornalismo/JN/0,,AA1414507-3586-616864,00.html

  2. Acho complicado o socialismo pregar a igualdade através de uma ditadura, mas não sei se há outra maneira… Eu não acho que abusar da democracia representativa pra conquistar o poder absoluto seja legal, mas admiro Hugo Chávez pela sua determinação de cumprir o que disse que ia fazer. É perigoso, mas acho que se ele não virar escravo do poder e usar o poder pro que ele diz que quer, quem sabe veremos um comunismo na prática.

    Mas espero que o “socialismo do século 21″ de Chavez aprenda com os erros da história e não se transforme uma Cuba,Russia ou China da vida.

    Amém!

    Ah… A opinião dos “especialistas” do texto do Jornal Nacional é perfeita para os conservadores medrosos e para uma emissora de TV tão imparcial e cautelosa como a Globo.

  3. Sinceramente , eu teria orgulho de ser venezuelano agora , pois , apesar de não ser a favor de nenhum tipo de ‘ditadura’ (se assim podemos chamar o governo de chavez) , sou a favor de lideres de ‘pulso-firme’ na liderança , e isso nós não podemos reclamar do representante venezuelano .

    Quanto a proposta da implantação de um ‘socio-cristianismo’ acho que isso vai de pessoa pra pessoa ,tal que o assunto religião seja um tanto quanto delicado.

    Uma coisa é certa , o primeiro passo pra mudanças chavez já deu , cabe a ele e seus ‘compatriotas’ darem os próximos passos .

    espero q esse neo-socialismo sinceramente se espalhe para américa latina toda e que nós não sejamos alvos de exploração das oligarquias , e que , os próximos passos sejam para o bem de todos.

    ah, em relação à ALBA , o que vocês acham sobre isso ?

  4. Estou há 15 dias procurando um documentário, vídeo/filme sobre Simon Bolíivar. Alguém pode
    me indicar onde encontrar? Documentário escrito já li muitos sobre “O libertador” no qual o Chaves se espelha. Precisamos conhecer mais sobre a história latino americana. É para um grupo de estudos.
    Obrigada
    Geonete

  5. O novo canal estatal venezuelano vai exibir um documentário sobre Simon Bolivar. A propósito este canal entra no lugar da RCTV fechada pelo governo. Pra muitos Chaves é um libertador de seu povo, pra mim não passa de um tirano que não sabe conviver com quem tem idéias contrárias às suas. Enfim mais um ditador fascista disfarçado de socialista revolucionário. Tudo tão errado que parece certo.

  6. Pelo amor de deus vocês são loucos em defender este lunatico ?

    Socialismo é o caralho.´

    Já pensou viver em um pais onde você sempre vai estar em um mesmo nivel ?

    Nunca vai poder ter seus sonhos realizados ?

    Pelo amor de deus sejam realistas !!

    Todo mundo aqui tem sonhos de consumo. A humanidade é Capitalista e sempre será OK.

  7. vao se fude eu tive q le todos esses coments idiotas so pra faze um trab mais idiota ainda do prof eder silveira de ratos q ccccccccccccuuuuuuuuussssssaaaaaaaaannnnnffffffaaaaaaa

  8. é necessário que os nós Latinos Americanos passemos a amadurecer a necessidade de mudança, o socilaismo está as portas pra que possamos ter a esperança de acabar com desigualdade de classes sociais, por que até então o capitalismo, não trouxe uma solução viável para acabar a exploração dos proletariados, havendo assim uma america Latina mergulhada na miséria, enquanto isso os lideres do bloco capitalista o seja o império norte americano consegue sugar o sangue ou a riqueza que a américa possui e isso acontece já a muito tempo, por isso é necessário que tenhamos força pra dizer “não” a desigualdade social que impera na america Latina, temos que entender que a história da civilização tem um só tema que é a luta de classe e essa luta sempre haverá enquanto houver esse capitalismo nogento e selvagem.Temos que acabar com esse esteriótipo que foi construido sobre o comunismo e o socilaismo, esteriótipo esse que é e foi construído graças a ao Tigre norte americano que propaga isso por todo o mundo.

  9. Este Hugo cheve de morer…..
    Morerrrrrrrrrrrr …..Esto Hugo Cheves debe morir. Ele pensa q é Deus, ele pensa q manda em seu país ….. Porq ele ainda nao sabe o poder de Deus…. Deus so uma ponta do seu dedo se colocar nele ele sumira da face da terra.
    ASS: Venezuelanos

  10. Este Hugo chave de morer…..
    Morerrrrrrrrrrrr …..Esto Hugo Cheves debe morir. Ele pensa q é Deus, ele pensa q manda em seu país ….. Porq ele ainda nao sabe o poder de Deus…. Deus so uma ponta do seu dedo se colocar nele ele sumira da face da terra.
    ASS: Venezuelanos

  11. De que socialismo vocês estão falando? Os primeiros comentários aqui têm uma leve aparência intelectual, sobretudo pela paixão com que se referem ao socialismo, e não me surpreende, porque ao longo da historia os intelectuais sempre apoiaram este sistema político. Claro, até viver nele, até perder todos seus direitos de livre pensamento e expressão, até perder a liberdade em todas suas formas. Mas por se tratar do socialismo do século XXI proposto por Chávez, esses comentários podem apenas ser fruto da mais repugnante ignorância. Abram os olhos. Em nosso continente, em pleno século XXI se estabelece mais uma ditadura: O Fascismo do Século XXI.

  12. Acredito que Hugo Chávez possui boas intenções mas os poderosos não permitem que o mesmo faça, atualmente vivemos na idade da mídia, ela comanda tudo, a mesma não mostra governos anteriores que fizeram com o povo da Venezuela, quando surge alguém na América Latina que pretende fazer algo, é chamado de populista, ditador, a história repete-se, Solano Lópes, Che Guevara, Sub Cmt Marcos, sempre são tratados como maus exemplos.

  13. “Mediante este sistema de legislação ele pretende realizar, entre OUTRAS IDÉIAS, a nacionalização de empresas de eletricidade, telecomunicações e outros setores considerados estratégicos.”

    QUAIS ERAM ESSAS IDÉIAS???
    SE ALGUÉM PUDER ME RESPONDER, FICARIA MUITO AGRADECIDO.

  14. REVOLUÇÃO QUILOMBOLIVARIANA !

    Manifesto em solidariedade, liberdade e desenvolvimento dos povos afro-ameríndio latinos, no dia 01 de maio dia do trabalhador foi lançado o manifesto da Revolução Quilombolivariana fruto de inúmeras discussões que questionavam a situação dos negros, índios da América Latina, que apesar de estarmos no 3º milênio em pleno avanço tecnológico, o nosso coletivo se encontra a margem e marginalizados de todos de todos os benefícios da sociedade capitalista euro-americano, que em pese que esse grupo de países a pirâmide do topo da sociedade mundial e que ditam o que e certo e o que é errado, determinando as linhas de comportamento dos povos comandando pelo imperialismo norte-americano, que decide quem é do bem e quem do mal, quem é aliado e quem é inimigo, sendo que essas diretrizes da colonização do 3º Mundo, Ásia, África e em nosso caso América Latina, tendo como exemplo o nosso Brasil, que alias é uma força de expressão, pois quem nos domina é a elite associada a elite mundial, é de conhecimento que no Brasil que hoje nos temos mais de 30 bilionários, sendo que a alguns destes dessas fortunas foram formadas como um passe de mágica em menos de trinta anos, e até casos de em menos de 10 anos, sendo que algumas dessas fortunas vieram do tempo da escravidão, e outras pessoas que fugidas do nazismo que vieram para cá sem nada, e hoje são donos deste país, ocupando posições estratégicas na sociedade civil e pública, tomando para si todos os canais de comunicação uma das mais perversas mediáticas do Mundo. A exclusão dos negros e a usurpação das terras indígenas criou-se mais e 100 milhões de brasileiros sendo estes afro-ameríndio descendentes vivendo num patamar de escravidão, vivendo no desemprego e no subemprego com um dos piores salários mínimos do Mundo, e milhões vivendo abaixo da linha de pobreza, sendo as maiores vitimas da violência social, o sucateamento da saúde publica e o péssimo sistema de ensino, onde milhões de alunos tem dificuldades de uma simples soma ou leitura, dando argumentos demagógicos de sustentação a vários políticos que o problema do Brasil e a educação, sendo que na realidade o problema do Brasil são as péssimas condições de vida das dezenas de milhões dos excluídos e alienados pelo sistema capitalista oligárquico que faz da elite do Brasil tão poderosas quantos as do 1º Mundo. É inadmissível o salário dos professores, dos assistentes de saúde, até mesmo da policia e os trabalhadores de uma forma geral, vemos o surrealismo de dezenas de salários pagos pelos sistemas de televisão Globo, SBT e outros aos seus artistas, jornalistas, apresentadores e diretores e etc.
    Manifesto da Revolução Quilombolivariana vem ocupar os nossos direito e anseios com os movimentos negros afro-ameríndios e simpatizantes para a grande tomada da conscientização que este país e os países irmãos não podem mais viver no inferno, sustentando o paraíso da elite dominante este manifesto Quilombolivariano é a unificação e redenção dos ideais do grande líder zumbi do Quilombo dos Palmares a 1º Republica feita por negros e índios iguais, sentimento este do grande líder libertador e construí dor Simon Bolívar que em sua luta de liberdade e justiça das Américas se tornou um mártir vivo dentro desses ideais e princípios vamos lutar pelos nossos direitos e resgatar a história do nossos heróis mártires como Che Guevara, o Gigante Oswaldão líder da Guerrilha do Araguaia. São dezenas de histórias que o Imperialismo e Ditadura esconderam.Há mais de 160 anos houve o Massacre de Porongos os lanceiros negros da Farroupilha o que aconteceu com as mulheres da praça de 1º de maio? O que aconteceu com diversos povos indígenas da nossa América Latina, o que aconteceu com tantos homens e mulheres que foram martirizados, por desejarem liberdade e justiça? Existem muitas barreiras uma ocultas e outras declaradamente que nos excluem dos conhecimentos gerais infelizmente o negro brasileiro não conhece a riqueza cultural social de um irmão Colombiano, Uruguaio, Venezuelano, Argentino, Porto-Riquenho ou Cubano. Há uma presença física e espiritual em nossa história os mesmos que nos cerceiam de nossos valores são os mesmos que atacam os estadistas Hugo Chávez e Evo Morales Ayma , não admitem que esses lideres de origem nativa e afro-descendente busquem e tomem a autonomia para seus iguais, são esses mesmos que no discriminam e que nos oprime de nossa liberdade de nossas expressões que não seculares, e sim milenares. Neste 1º de maio de diversas capitais e centenas de cidades e milhares de pessoas em sua maioria jovem afro-ameríndio descendente e simpatizante leram o manifesto Revolução Quilombolivariana e bradaram Viva a,Viva Simon Bolívar Viva Zumbi, Viva Che, Viva Martin Luther King, Viva Oswaldão, Viva Mandela, Viva Chávez, Viva Evo Ayma, Viva a União dos Povos Latinos afro-ameríndios, Viva 1º de maio, Viva os Trabalhadores e Trabalhadoras dos Brasil e de todos os povos irmanados
    http://VIVACHAVEZVIVA.BLOGSPOT.COM/

  15. Patria, Nacionalismo ou Morte! O socialismo miseravel é internacionalista sem patria, ele nunca pode falar de patria. Só os Nacionalistas podem falar de Pátria! Morte ao socialismo explorador global!

Deixe uma resposta