Tiago Madeira

Cotidiano

Acer Aspire 5040

Deve ser esse o substituto do Teobaldo?

É verdade que ele precisa de magia negra pra funcionar com Linux… O wireless precisa de uma configuração chata, o vídeo precisa de drivers proprietários ATI pra ficar bem legal e até o HD precisa de Kernel 2.6 pra funcionar com DMA. Mas eu sempre usei Kernel 2.6 e não me importo em usar um driver proprietário ATI ou aprender a configurar wireless, então aceito o desafio.

A tela dele é de 15 polegadas widescreen. Eu queria uma menor, mas não achei. Também não sei se esses Acer são bons. Alguém sabe?

E tem um outro problema: ele no Mercado Livre, vendido por um cara de Floripa, é diferente do que eu achei no resto da internet. Conforme descrição do wiki do Gentoo e do cara que testou minha distro nele:

  • Processador: AMD Turion 64bits 1.8GHz
  • Vídeo: ATI Radeon Xpress 200M
  • HD: 80gb

no Mercado Livre, aqui em Floripa, por R$ 2500:

  • Processador: AMD Turion 64bits 2.0GHz
  • Vídeo: SiS Mirage
  • HD: 100gb

Já outros sites, como esse aqui falam que é igual do jeito que o Mercado Livre fala, mas com tela de 15.4” e vídeo ATI Radeon como o dos gringos; enquanto a própria Acer fala que o HD é de 120gb! Conclusão: preciso ver esse laptop antes de comprar. Parece que são vários laptops diferentes dessa série 5040, mas no fim não sei qual deles é o que eu vou comprar.

A memória RAM presente nele é 512mb, mas eu tenho 512mb que eu tinha comprado pro Teobaldo. Será que funciona expandi-lo pra 1gb?

Mesmo com essas dúvidas, esse laptop parece ser uma boa oferta. Tá no topo da minha lista de opções no momento. :-) Alguém já viu esse notebook funcionando?

Comentários

Renato Felipe Atilio

Um amigo aqui do trabalho comprou um Acer e disse que não se arrepende. Só teve problema com o wireless, e ele usa Windows. Pelo que parece, precisa de um software pra rodar corretamente.

Rafael Slonik

Avisa por aqui quando decidir. Estou afim de comprar um computador carregável para mim também.

Thássius Veloso

Eu tenho Acer e não tenho do que reclamar. A única coisa à qual eu atento é a tampa, que arranha com certa facilidade. Não sei se é falta de cuidado minha ou se é característica deles mesmo. Outro ponto a verificar é quanto à assistência técnica. Comprei mas não sei como ela acontece aqui no Brasil. Não precisei usar em seis meses de uso. Nem pretendo. Se precisar saber de mais algo, é só falar.

Tulio Faria

Eu tenho um acer também e estou bem satisfeito… Comprei o meu de forma não tão legal, já sabendo que não terei garantia :) O problema da confusão dos modelos, creio eu, se dá pelo lançamento de configurações diferentes em cada regional da Acer. A Acer Brasil tem bastante maquinas caras e com configurações não tão atraentes. Bom é isso, se precisar saber de algo mais, é só berrar….

Marcelo

O meu 5040 também estava dando problemas com o wireless, eu dei uma olhada nas especificações dele e achei um driver que tá 100% agora. É um driver que está na página do Ferrari 4000. 802.11b+g (Broadcom) 3.100.46.0 http://support.acer-euro.com/drivers/notebook/ferrari4000.html

ivy

gostaria de saber de quem tem o acer aspire 5040, qnto dura a bateria? estou negociando um modele desse, mas estou com receio, gostaria de saber se ele deixa a desejar?obrigada

Tiago Madeira » Acer Aspire 5050-3205

[…] Melhor que o 5040, porque é mais amigo do Linux, é mais leve e é mais portátil, além de vir com uma webcam. O que vocês acham? […]

Obrigado! Seu comentário foi enviado e será publicado quando for aprovado.

Infelizmente ocorreu um erro ao enviar seu comentário.