A Viagem de Théo

A partir de hoje publicaremos sugestões de livros com temática parecida com a do nosso site, junto com os habituais artigos do Mal Vicioso. Queremos compartilhar com você algumas das fontes de nossas idéias e também queremos que você compartilhe conosco livros que você leu e gostou.

O primeiro que vamos sugerir é A Viagem de Théo.

  • Autora: Catherine Clément (francesa)
  • Editora (no Brasil): Cia. das Letras
  • Páginas: 614
  • Sinopse: Por que tantas pessoas se aproximam de uma religião ou sentem vontade de ter uma vivência espiritual qualquer? Por que não somos todos ateus? Foram perguntas assim que levaram Catherine Clément a escrever A viagem de Théo, um romance sobre os fundamentos das religiões mais praticadas no mundo: catolicismo, judaísmo, budismo, protestantismo, islamismo, etc. Com um conhecimento profundo do tema e um admirável equilíbio intelectual, ela nos faz viajar na companhia de Théo e Marthe – ele, um adolescente que vive enfiado nos livros e sofre de uma doença grave; ela, uma mulher cosmopolita que esbanja vitalidade. Juntos eles vão aos principais centros sagrados do mundo e, enquanto visitam os templos e participam das festas rituais, oferecem-nos a certeza de que as religiões são uma das maiores aventuras que a humanidade já pôde sonhar.

Capa do livro

Gosto de livros que induzem a filosofar de uma maneira simples, por meio de uma história, tais quais O Mundo de Sofia, Bíblia, Al Corão, Tudo depende de como você vê as coisas, Efeito Borboleta (filme) e Alice no País das Maravilhas.

A Viagem de Théo é um ótimo romance que desmistifica o mundo das religiões e entrete o leitor nos mistérios que envolvem o próximo destino do protagonista. Em alguns momentos, o enredo cansa de tão óbvio (a autora faz questão de dizer que sit down significa sente-se).

Algo notório é o fato de que o universo religioso apresentado a Theo não é constituído apenas por cristãos, judeus e islâmicos. Aqui onde vivemos não se fala de religiões asiáticas como o budismo e o hinduísmo. No máximo seus deuses são retratados em cangas de praia ou camisetas, mas nada sabemos sobre eles. Esses credos e muitos mais são muito bem abordados no livro, de forma clara até a um leitor leigo. Enquanto viaja, a autora descreve os fiéis, a fé, os locais onde seus ritos são praticados e o principal: em que acreditam

Ainda não terminei a leitura, (eu e a Carol estamos na página 234), mas vale a pena tanto pelo romance como pela didática! ;-)

A primeira pessoa do texto é o Tiago, mas foi a Carol que editou as palavras pro texto ficar legível…

O blog está temporariamente sem comentários. Em breve eles estarão de volta.
© 2005–2020 Tiago Madeira