Por que não comentam?

ATENÇÃO: Este conteúdo foi publicado há 11 anos. Eu talvez nem concorde mais com ele. Se é um post sobre tecnologia, talvez não faça mais sentido. Mantenho neste blog o que escrevo desde os 14 anos por motivos históricos. Leia levando isso em conta.

Eu estava precisando de férias… Agora estou voltando a ler, a escrever, a trabalhar e a estudar. Durmo tarde, acordo cedo, passo o dia fazendo várias coisas ao mesmo tempo, misturando lazer e o freelance que eu preciso acabar pro final do mês. É muito bom, dá uma sensação de estar aproveitando o tempo e aprendendo (algo que é difícil na escola – leia os comentários também) :-)

Voltei a atualizar meu blog, criei outro com a Carol, tem outro especificamente sobre algoritmos e olimpíadas que deve sair no final do mês (na real, se eu pegasse ele pra acabar hoje eu acabaria, mas eu quero esperar um pouco) e estou planejando outro com um amigo. :-) É muito bom escrever e é melhor ainda ler (que é o que mais motiva a escrever). Passo o dia lendo meus feeds sem compromisso e quando acho algo legal escrevo alguma coisa.

Preciso mudar o design desse blog, urgentemente! E também preciso colocar Adsense nele (não sou um Cardoso, mas meus pouco mais de 100 visitantes diários nesse blog podiam me render uma graninha boa, combinado aos adsenses dos outros).

Mas… A pergunta que eu venho fazer nesse post é: Por que as pessoas lêem e não comentam nos blogs?

O Analytics não mente e nem as pessoas que me dizem que leram e gostaram de um texto, e às vezes vêm comentar na vida real. Por que elas não podem comentar no site? As pessoas têm medo de dar suas opiniões e discutir na internet? Eu escrevo bastante merda aqui (veja meus últimos posts sobre o discordianismo e sobre Deus); vocês podem se sentir a vontade para discordar de mim e para discutir comigo. Ou pra concordar também! :-) Anyway, o blog tem uma razão pra permitir comentários; os comentários existem porque discussões são valorizadas em blog. Blogs não podem se tornar um monólogo!

Então, por favor, me expliquem comentando esse post: Por que as pessoas não comentam? E o que eu posso fazer pra elas comentarem? Façam a felicidade do meu dia, escrevam alguma coisa na caixinha aí em baixo. :-)

3 comentários sobre “Por que não comentam?

  1. Eu comecei a assinar issaqui há pouco tempo…

    Mas em geral, eu não comento por pura preguiça (ei, é uma das virtudes do programador Perl)

    Para fazar as pessoas comentarem você pode perguntar “Por que as pessoas não comentam ?”, hehe….

    ps: this is not a comment ;-)

  2. É, esse foi o plano! =D Heheh…

    Os bloggers precisam comentar, porque o diálogo entre eles é muito importante. Você comentou aqui, aí eu cliquei no seu link e conheci o seu blog, e inclusive comecei a assiná-lo. Aliás, o Cardoso disse na entrevista de ontem para o Efetividade que comentar em blogs é algo excelente para fazer os outros bloggers linkarem pra você. Essa discussão é algo bom pra todos! :-)

    /* Ah… Sei como é isso, a preguiça também é uma virtude dos usuários de Slackware… hehehe */

  3. Por que as pessoas não comentam?
    Preguiça.
    E o que eu posso fazer pra elas comentarem?
    Dar menos importância aos comentários.

    ps: eu não achei uma merda sobre o discordismo e eu tenho seu RSS assinado no meu firefox faz um tempo já mas pelo fato de eu gostar das suas ideias não por vc ter comentado algo que eu fiz ou escrevi com afirma o Cardoso…

Deixe uma resposta