Tiago Madeira

Sociedade

Então é natal… Que frio!

Na teoria, natal é a data em que se comemora o nascimento de Jesus. Na prática, creio que o natal deveria ser chamado de Dia Internacional do Capitalismo.

Eu e a Carol pensamos em publicar uma série sobre o natal. Não sabemos se vamos conseguir dar conta de postar um artigo por dia ou a série vai se constituir de dois artigos, mas vamos tentar. :-) Esse é o primeiro post.

Viva o lado Coca-Cola do Natal -- Que lado é esse?

Eu tenho a impressão de que as propagandas estão cada vez piores. Não só no natal, mas em geral. E o povo gosta, ou simplesmente não liga. _“Beba Fanta e fique bamboocha!”_… Quê isso? Existe um blog onde o assunto são justamente essas propagandas ridículas e mal feitas.

Qual o sentido do “lado Coca-cola do Natal”? Mas OK, não vou implicar com isso. O que eu quero que vocês me expliquem é por que está nevando no anúncio?

Que eu saiba, a gente está vivendo um calor infernal aqui no Brasil. Um velho gordo vestido com uma roupa peluda e pesada na neve, tomando Coca-cola? Onde está o bom senso?

A Coca-cola poderia (deveria) usar esse clima quente pra promover seu produto, não a neve! Nesse momento, eu estou com vontade de tomar uma Coca bem gelada. Esse calor é um motivo muito melhor pra tomar uma Coca do que o frio do anúncio. Alguém discorda de mim?

Tenho a impressão de que a gente copia umas coisas dos países do hemisfério norte (porque eles são desenvolvidos, nós não somos civilizados e nós queremos ser iguais a eles) que não combinam com a gente. E a gente nem pára pra pensar nisso…

Neve? Eu estou derretendo aqui sem camisa... Onde fica a sede dos Correios?

Vamos largar essa mentalidade e assumirmos que somos brasileiros? Concordo com o Rafael: nesta república, o Papai Noel deveria usar verde e amarelo, bermuda e camisa regata.

Comentários

Bender

Cara, essa é uma reclamação antiga. Lembro da minha professora da 2ª série do 1º grau (isso faz 20 anos…) dizendo q o papai noel deveria usar bermuda e regata.

Carol Peters

Essa relação entre o Norte rico e o Sul pobre contribui ainda mais para que cheguemos ao ridículo de ostentar um símbolo de uma outra nação! Pode at´[e ser especulação aquela história de que o papai noel usa vermelho por causa da coca-cola e tal, mas não dá pra negar que o natal é mais uma data comercial, e já perdeu todo o significado religioso (que, sinceramente, não me importa, sendo eu laica, mas que deveria servir ao menos para unir as famílias, e não uma disouta por melhores presentes. Particularmente, odeio coca-cola. é o maior símbolo do imperialismo americano se infiltrando no mundo, principalmente em países subdesenvolvidos. temos que ter mais cuidado com o que consumimos. não digo que não se deva beber coca, mas refletir um pouco sobre a mensagem que suas propagandas nos passam.

Guilherme Nascimento Valadares

“O que eu quero que vocês me expliquem é por que está nevando no anúncio?” Tiago, mesmo sem neve aqui no Brasil, isso continua sendo símbolo do Natal. Natal simboliza união, família, alegria. São esses os sentimentos que o anúncio da Coca busca evocar. Publicidade não é realismo, é criação e tem como meta provocar emoções. Não é parâmetro o quão lógica é a peça. Concordo que o Natal foi fabricado e embalado para o consumo em massa. Mas leve em conta a mudança da vestimenta do Papai Noel… se mudasse aqui, teria que mudar em todos os outros países nos quais a Coca-Cola está presente. Poderia ser um estrondoso sucesso, estou apenas chamando sua atenção para o lado burocrático da coisa. Nem tudo que desejamos é fácil ou simples de ser conseguido. Não “basta” vontade.o status quo é muito difícil de ser rompido, em todos os níveis. Abraço, Guilherme www.papodehomem.com.br

Carol Peters

mas por que a neve? a coca-cola não poderia adaptar sua mensagem de “união familiar” a algo mais plausível À situação, não só brasileira, mas de países tropicais?

Obrigado! Seu comentário foi enviado e será publicado quando for aprovado.

Infelizmente ocorreu um erro ao enviar seu comentário.