Tiago Madeira

Cotidiano

Resumão

Segunda Fase da OBI2006

Sábado foi a OBI em Blumenau. A prova estava cansativa e _difícil pra caramba_… Na minha opinião, o nível de dificuldade foi semelhante a da Seletiva para IOI do ano passado.

Fui muito mal, mas pelos comentários parece que ninguém foi muito bem. Essa espera pelo resultado vai ser longa… Hehehe… Teve gente que não me interpretou direito, então vou falar de outra maneira: Estou ansioso pelo resultado, por isso as duas semanas vão demorar pra passar.

Resposta à Veja

Não posso deixar de linkar esse ótimo artigo do Falcon Dark (assinem o feed desse cara… tudo que ele escreve é excelente!): Para o público e o privado sem ideologismo. Ele comenta sobre a reportagem da Revista Veja de 17 de maio de 2006, página 68, O grátis saiu mais caro.

O Laptop do Reinaldo

Instalei GNU/Linux (Slackware) no laptop do Reinaldo. Um Pentium 3 900mhz, 128 mb ram, 6 gb de HD; que tá com uma performance legal agora, sem o Windows XP que possuía (ou melhor, que o possuía).

O legal é que a placa de rede do laptop era PCMCIA e o CD e o disquete não funcionavam direito! Foi uma experiência única e desesperadora… :) Hehehe…

Consegui bootar por um CD velho do Slackware 10.0 (o drive de CD só conseguiu ler esse CD de todos que eu tinha aqui) e só deu pra instalar a série A (os pacotes mais básicos). O resultado foi um sistema sem absolutamente nada (andei até perguntando pro Lorn se tinha como configurar rede sem _ifconfig_… hehehe). Depois de dois dias, quando quase estava indo entregar para o Reinaldo o laptop destruído (sem sistema operacional), lembrei que tinha um velho zip-drive externo USB aqui em casa. Pluguei, montei e funcionou! Aí consegui instalar a série N (Network) e a AP (aplicações básicas) para conseguir ver o meu computador na rede e copiar o Slackware 10.2 inteiro.

Finalizado esse passo, reiniciei o computador bootando pelo CD do Slackware 10.0, deletei tudo do HD (com excessão exceção do CD do Slackware 10.2 que eu tinha copiado) e consegui fazer a instalação. O computador tá excelente agora, com uma performance impecável! :D (usando XFCE como gerenciador de janelas)

Desafio Nacional Acadêmico

Esse ano vai acontecer pela primeira vez o DNA. É um dia com várias provas (segundo eles, quase impossíveis) solucionadas pela internet por equipes de cinco componentes. Tem prêmios para os três melhores colocados e já inscrevi minha equipe. A inscrição custa R$ 50,00. Quem puder, participe! É uma oportunidade legal…

Comentários

Firer

Pois é, cara! A OBI tava um NABO mesmo. :p. Na minha opinião, mais difícil do que a seletiva da IOI: até agora não faço idéia de como resolver o problema das sub-seqüências em tempo decente… Ah, sim. “Exceção” é com “xc” e “ç”… Deve ter sido um typo, mas eu sou meio chato mesmo com gramática e ortografia… =] Ah, e eu tenho mais um comentário sobre o design: Vim não! Emacs! LOL. Um abraço!

Renato Felipe Atilio

Fala Tiago… Achei, de fato, a olimpiada a mais difícil que participei. Realmente solucionar em bom tempo tava difícil, mas eu fiz todos os exercícios. Acho que a nota máxima será algo em torno de 150 pontos (dos 300 máximos), ou até mesmo. E considerando esse nível de dificuldade, tudo é possível (até que eu ganhe ouro, hehehe). Estou ansioso pelo resultado, também. Dia 29. E achei muito interessante essa dificuldade: tava precisando. (Ah, você conhece um professor cabeludo da Unicamp, que anda por aí de boina e tem olho claro?)

Tiago Madeira

Nossa, viajei no “excessão”. Hehehe…

Pô, não consigo gostar do Emacs… Acho o Vim bem melhor! :D

Entra lá na comunidade “OBI” no Orkut, tem uma solução polinomial pras subseqüências.


Você foi muito bem então, Renato! Mas como você resolveu o Subseqüências e como você resolveu o Penalidade Mínima?

Gustavo

Pô, to querendo instala Linux há um bom tempo…. A última vez que eu bootei foi em um Kurumin 3.2… Hehehe… Eu até tinha tentado instalar Slackware 10.2 com aqueles teus cds que tu me emprestou, mas deu problema no HD… Vô ver se eu compro os CDs do Slackware e dou uma ajeitada nos PCs aqui de casa… Eles tão bem feios!

Renato Felipe Atilio

Bom, eu acho que não fui bem não, porque o custo será o ponto principal. Porém, me senti feliz apenas pelas soluções funcionarem! Hehehe. Entra no Google Talk que a gente conversa sobre nossas soluções.

Diego Andrés

qnd sairá o resultado da OBI?Estou ancioso , o da subsequencia não consegui resolver,na hora, o do lobo ficou um bocado de recursiva (acho que ganharei poucos pontos) e o da penalidade minima que eu fiz melhor com complexidade O(n²).

Tiago Madeira

Esperava que fosse ontem… =/ Mas deve sair nessa semana. =)

Daniel Quadros

A página de resultados já está lá.

Daniel Quadros

Completando o post anterior, os classificados do nível 2 e suas notas foram: ALEXANDRE COELHO RONDON 110 André Linhares Rodrigues 230 Cesar Ryudi Kawakami 130 Daniel Ribeiro Moreira 260 Diego Andrés de Barros Lima Barbosa 150 Diego Carneiro Camara 100 Felipe José de Oliveira 100 GABRIEL TAVARES BUJOKAS 110 Guilherme Oliveira Campos 120 LUCAS TEIXEIRA SÁ 140 Mauro Cardoso Lopes 200 Paulo Roberto Almeida Costa 110 Renato Felipe Atilio 130 Ricardo Han Pereira 130 Rodrigo Rafael Santos Costa Chiossi 100 Victor Arndt Mueller 150

Lorn

Ae tiago pow, pensei que voce ia se aventurar em instalar po nfs/ftp :~ , mas que bom que no final deu tudo certo :D Falow

Tiago Madeira

Eu tentei, mas não funcionou, porque o drive de disquete não funcionava e o CD só parcialmente. :) Hehehe…

andre...

ae pessoal alguem tah fazzzendo dna ae?? RIDICULO mo enganaçao por parte dos idealizadores do projeeto o site naum pega travo tds os grupos menos 1 vai toma nu cu desses fdp do DNA

Ainstain

Aí, quem quiser compartilhar as respostas do DNA, tô na área. Faz assim: Pô, tava andando por -Mar-te-, quando avistei -Agamem-non-… -peo-nia bran-ca-, -li-gre ou li-ger-, não me lembro mais, e assim por diante.

Obrigado! Seu comentário foi enviado e será publicado quando for aprovado.

Infelizmente ocorreu um erro ao enviar seu comentário.