Tiago Madeira

Software Livre

Microsoft terá que abrir código-fonte do Windows

A Microsoft anunciou, nesta quarta-feira, que vai abrir o código-fonte do sistema operacional Windows. A decisão cumpre uma das exigências da União Européia, que ameaçou multar a empresa por práticas monopolistas.

Fonte: Terra


Tô de boca aberta até agora. Isso aí parece notícia de primeiro de abril… Hehehe… Putz! Windows ser open source é uma das coisas mais absurdas que eu já ouvi. Seria o máximo! Imagina podermos editar o código do Windows pra corrigir seus bugs, termos Linuxes rodando programas de Windows e muito mais! :) Valeu, União Européia!

Comentários

Felipe Cepriano

Calma Tiago… calma… A MS já abre o código-fonte do Windows pra vários governos para que eles possam “auditá-lo”… Mas ainda assim é apenas pra visualização, não é possivel modificar os códigos e quem for ve-los tem que assinar um contrato garantindo que não vai vazar o fonte… Além que, segundo o Terra: “Smith explicou que a Microsoft chegou “à conclusão que a única forma de satisfazer as demandas da CE é ir além da decisão tomada pelo órgão em 2004 e oferecer licenças para o código-fonte”.” No minimo essas licensas são como eu te disse: view-only :( E serão (bem) pagas, visto o preço do Windows…

Tiago Madeira

View-only já é super suficiente pra mim. Ninguém quer copiar, acho que a idéia é aproveitar as idéias deles (por exemplo: interpretar EXEs usando a idéia do código deles, mas com um código ainda mais enxuto… hehehe) É claro que Microsoft não está indo para o software livre, mas só o fato de alguém poder ver o código deles já me tranquiliza bastante por causa de toda a questão de suspeita de eles terem spywares e esse tipo de coisa no sistema deles. :) Pô, se a Microsoft já abre o código pra vários governos, por que esses caras são tão bonzinhos com eles? Hehehe… Deviam aproveitar uma oportunidade dessas! Falou!

Clauber Stipkovic

Meu Deus…. o fim esta próximo..heheeh :P Agora falando sério, será que abrindo o código eles não estão dando as ferramentas necessarias para a criação de novos vírus e para acharem novas brechas de sistema. Ou isso será um teste para ver o quão rapido os programadores pelo mundo mandam correções para eles?? Eu tenho as minhas duvida, mas como vc disse Tiago, seria uma ótima maneira de poder portar varios aplicativos para o Linux por exemplo, já iremos saber como o Windows trabalha com eles. Abraços

Gustavo Custódio

Meu… Tô surpreendido! Microsoft Opensource? Parece que os dois não se combinam. Que coisa mais esquisita!? A ficha não caius ainda… É, o fim está próximo! :P

Thyago

uê? eu ja tinha o fonte do windows 2000 oO” baixei via p2p(rede edonkey). as coisas que olhei tenho certeza que é de um S/O. mas nao cheguei a compilar nada, só vi alguns fontes…

Junior

Espero que o Linux tenha novidades em breve. *rs*

Obrigado! Seu comentário foi enviado e será publicado quando for aprovado.

Infelizmente ocorreu um erro ao enviar seu comentário.