“Goobuntu”!?

ATENÇÃO: Este conteúdo foi publicado há 11 anos. Eu talvez nem concorde mais com ele. Se é um post sobre tecnologia, talvez não faça mais sentido. Mantenho neste blog o que escrevo desde os 14 anos por motivos históricos. Leia levando isso em conta.

Vocês ainda lembram do boato do sistema operacional que o Google estaria desenvolvendo? O The Register postou algo sobre isso hoje. Segundo eles, o Goobuntu (algo baseado no Ubuntu, com Gnome e apt) deve ser bem simples e finalmente trazer os programas do Google para Linux (ex.: GoogleEarth, GoogleTalk, etc.) Seria ótimo para concorrer com o Vista! :)


Google is preparing its own distribution of Linux for the desktop, in a possible bid to take on Microsoft in its core business – desktop software.

A version of the increasingly popular Ubuntu desktop Linux distribution, based on Debian and the Gnome desktop, it is known internally as ‘Goobuntu’.

Fonte: The Register

9 comentários sobre ““Goobuntu”!?

  1. Perfeito mesmo seria se ela fosse um software livre! Mas mesmo que não seja, acho que ajudará na migração para sistemas Unix-like e também aos usuários leigos se acostumarem com “Shell”, “distribuições”, “apt-get”, etc.

    O bom do Google estar fazendo é que, além dele ter muito dinheiro e fazer muita propaganda (e muitas pessoas verem o que ele faz – o negócio com certeza terá repercussão), ele tem vários programas que será bom portar para GNU/Linux e vai dar um pontapé inicial para outras grandes empresas também portarem seus programas para Linux.

    Tomara que isso dê certo! :)

  2. A única coisa que eu acho estranho, e até disse no meu post sobre isso no meu blog, é que o Google não tem nada para Linux. Será que resolveram entrar de uma vez no universo Linux portando os seus aplicativos e lançando distro?

  3. It could be for wider deployments on the company’s own desktops, as an alternative to Microsoft, but still for internal use only.

    But it’s possible Google plans to distribute it to the general public, as a free alternative to Windows.

    Acho que você ou eu entendemos errado, Cosme. Se é que eu não estou boiando, ele diz que ainda é para uso interno apenas e não será. Isso é, porque ainda não foi lançada ao público; é claro, porque não está pronta.

    Ele ainda reforça que será lançada para o público em geral no final, quando diz que o Google poderá pensar até em outro nome para a distro:

    Perhaps Google will have to think of a new name for the system before they launch it to the wider public.

    Falou! :)

  4. A única coisa que eu acho estranho, e até disse no meu post sobre isso no meu blog, é que o Google não tem nada para Linux. Será que resolveram entrar de uma vez no universo Linux portando os seus aplicativos e lançando distro?

    Acho que isso é que é o mais legal. Usar as aplicações do Google no Linux seria ótimo! :) E encorajará outras empresas a fazerem o mesmo.

    O Google já tá de olho no software livre há tempo. Com o Google Code e contratando programadores da Mozilla, fazendo parceria com a Sun, trabalhando com o OpenOffice e tal… É importante toda essa parceria para afrontar a Microsoft. E tenho certeza que o Google está pensando nos linuxers e nos geeks em geral pra ajudarem divulgando seu sistema, por isso eles dão essa de “bonzinhos”. Eles querem juntar todo mundo que não gosta da Microsoft! :)

Deixe uma resposta