Gecko vs. Opera

Opera Is Faster, More Secure, More Compliant Than Firefox, afirma o site OS News. Let’s get the facts… Não que eu seja um expert nisso, mas aqui está minha análise sobre o caso Mozilla (Gecko) vs. Opera, sem querer ofender ninguém, nem difamar a imagem do Opera. Mas se eu estiver errado, comentem o contrário! ;)

Vantagens do Opera

Na minha opinião, a única vantagem do Opera é que ele gasta menos memória. Isso é incontestável. Já fiz vários testes e ele é realmente muito bom nesse aspecto. Sobre ser mais rápido, eu não tenho tanta certeza. Se você compilar o seu Firefox para a sua plataforma e configurar usando o about:config eu acho que eles têm uma velocidade semelhante. E além de não ter uma internet estável o suficiente, não sei como fazer o teste de velocidade, de qualquer maneira…

Vantagens do Gecko

Tem bem mais compatibilidade com os padrões web e com DOM do que o Opera. Não vem com um monte de recursos que eu não quero. Existem centenas (ou milhares?) de extensões para eu baixar e que personalizam o navegador para mim. É um software livre. Já baixei várias vezes o código do CVS dele e compilei usando configurações para o meu processador. Eu tenho como criar extensões para ele com o que eu quiser. Eu tenho como ver o código dele (e alterar o que eu quiser); Como é possível ainda assim dizerem que o Opera é mais seguro?


Eu gostaria de acessar o link que o OSNews diz de onde veio a notícia, mas não está funcionando aqui… Sinceramente, pelo menos pra mim, o Firefox vale bem mais a pena. E acho que para os leigos também, que tem um navegador semelhante ao IE (semelhança que eu me refiro é só a posição das coisas!), mais recursos e mais segurança.

De qualquer maneira, cada um usa o que quiser!

O blog está temporariamente sem comentários. Em breve eles estarão de volta.
© 2005–2020 Tiago Madeira