Gecko vs. Opera

ATENÇÃO: Este conteúdo foi publicado há 12 anos. Eu talvez nem concorde mais com ele. Se é um post sobre tecnologia, talvez não faça mais sentido. Mantenho neste blog o que escrevo desde os 14 anos por motivos históricos. Leia levando isso em conta.

Opera Is Faster, More Secure, More Compliant Than Firefox, afirma o site OS News. Let’s get the facts… Não que eu seja um expert nisso, mas aqui está minha análise sobre o caso Mozilla (Gecko) vs. Opera, sem querer ofender ninguém, nem difamar a imagem do Opera. Mas se eu estiver errado, comentem o contrário! ;)

Vantagens do Opera

Na minha opinião, a única vantagem do Opera é que ele gasta menos memória. Isso é incontestável. Já fiz vários testes e ele é realmente muito bom nesse aspecto. Sobre ser mais rápido, eu não tenho tanta certeza. Se você compilar o seu Firefox para a sua plataforma e configurar usando o about:config eu acho que eles têm uma velocidade semelhante. E além de não ter uma internet estável o suficiente, não sei como fazer o teste de velocidade, de qualquer maneira…

Vantagens do Gecko

Tem bem mais compatibilidade com os padrões web e com DOM do que o Opera. Não vem com um monte de recursos que eu não quero. Existem centenas (ou milhares?) de extensões para eu baixar e que personalizam o navegador para mim. É um software livre. Já baixei várias vezes o código do CVS dele e compilei usando configurações para o meu processador. Eu tenho como criar extensões para ele com o que eu quiser. Eu tenho como ver o código dele (e alterar o que eu quiser); Como é possível ainda assim dizerem que o Opera é mais seguro?


Eu gostaria de acessar o link que o OSNews diz de onde veio a notícia, mas não está funcionando aqui… Sinceramente, pelo menos pra mim, o Firefox vale bem mais a pena. E acho que para os leigos também, que tem um navegador semelhante ao IE (semelhança que eu me refiro é só a posição das coisas!), mais recursos e mais segurança.

De qualquer maneira, cada um usa o que quiser!

6 comentários sobre “Gecko vs. Opera

  1. É isso que eu também defendo.
    O Firefox pode ser mais lento, ou melhor, consumir mais memória que o Opera, entretanto, ele possui inumeras extensões que o deixa ao meu gosto, eu uso o que quero e não perco tempo configurando coisas no navegador pois não quero que elas fiquem em uso, isso se torna um bocado chato. Acho mais fácil configurar o que eu realmente quero, do que “desconfigurar” assim digamos, coisas que vêm no navegador que eu não quero.

    firefox++;

  2. Quanto a ser mais rápido. O Opera é mesmo (bem)mais rápido que o FF, se você tacar Debian (uma instalação bem enxuta mesmo), e IceWM num Pentium 133 com 32 de RAM e 1.2 de HD (200MB de swap) e comparar o FF e o Opera você vê a diferença – o Opera é usavel! (Algo raro numa máquina dessas, onde mal o links funciona… :P )

    Quanto a posição das coisas, o Opera tem como customizar, quando eu instalo ele no PC de algum leigo eu já coloco os menus como os do IE/FF

    Quanto a opensource, seria bem legal ter o Opera aberto pra poder customizar e etc.. Mas nem tudo é perfeito :(
    Segurança é a mesma coisa nos dois, tirando a parte de que não se sabe o que tem no código, mas eu confio mais na Opera Software que na M$
    Suporte a padrões também é igual, nunca vi problemas com padrões em nenhum dos dois – só acho bom o Opera dar a opção de renderizar páginas XHTML em HTML4 se der erros…

    As extensões são boas pelos recuros Geeks e tal, mas por recursos do browser não – ele já suporta RSS (com um leitor decente) de fábrica, e tem suporte a UserJS também, sem GreaseMonkey :)

    Mas os dois são ótimos… BEM melhores que o IEca :)

  3. Bom Felipe… É claro que devemos confiar mais na Opera do que na Microsoft! Mas a idéia aqui é comparar a Mozilla Foundation com a Opera. E eu confio muito mais na Mozilla.

    Suporte a padrões não é igual. Acho que isso é uma coisa que o Opera vai melhorar para a versão 9, mas na 8 ele tem um suporte bem fraco aos padrões e a DOM. O suporte de um Mozilla ou de um Konqueror (e dizem que o do Safari também, mas eu nunca testei) é bem superior.

    De qualquer maneira, eu gosto do Opera… Mas prefiro o Mozilla. :)

  4. Quanto a confiança eu acho que as duas são confiaveis, só que tem que confiar cegamente na Opera, já que não tem como “auditar” o código-fonte.

    Quanto ao suporte a DOM, você tem razão… no Opera é sofrivel, mas tem melhorado bastante no Opera 9 – e o suporte do Safari é superior mesmo, afinal, ele é baseado no Konqueror :)

Deixe uma resposta