Álbum de Fotos

ATENÇÃO: Este conteúdo foi publicado há 12 anos. Eu talvez nem concorde mais com ele. Se é um post sobre tecnologia, talvez não faça mais sentido. Mantenho neste blog o que escrevo desde os 14 anos por motivos históricos. Leia levando isso em conta.

Link para projeto em desenvolvimento…

Meu Flickr tá estourando (depois de 200 fotos, começam a sumir fotos segundo seu FAQ) e por isso resolvi criar um álbum de fotos pessoal. Estou desenvolvendo em PHP, usando um banco de dados MySql e estou criando bastante recursos Ajax para exercitar um pouco e para o negócio ficar bem dinâmico (se estiver ficando muito exagerado, me avisem!). Este projeto que ainda não tem nome, mas que estou pensando em algo como PhotoX (gostou do nome? comente! não gostou? comente também!), deve ter todos os recursos do Flickr (tipo, All Sizes, Notes e Rotate) e o que surgir de idéias legais. Será um software livre, cada um instala em seu servidor (ex.: é um “WordPress“, não um “Blogger“) e por isso ele não tem limites de sets, tags, fotos, tamanhos ou qualquer coisa do tipo. Irá requerer PHP 4.3, está sendo desenvolvido usando classes (estou tentando exercitar programação orientada a objetos), usa a biblioteca GD (para trabalhar com as imagens) e é totalmente Web 2.0 (tableless, padrões HTML 4.01 Strict, Ajax, tagsonomia, simplicidade). Já estou o criando multi-linguagem, ele funciona com alguma coisa parecida com templates e deve sair em no máximo um mês.

Estou convidando programadores sem nada pra fazer pra me dar uma ajuda (claro que gratuita). O Gustavo é uma das pessoas que me deu uma ajuda fazendo um pedaço da classe Foto e da classe Comentario e aqui estendo o convite para qualquer pessoa que lê o meu blog e queira ajudar. O sistema é simples: eu te dou um login e senha no meu FTP e você desenvolve o que você conseguir (postando sempre que você muda uma letra o novo resultado, para que depois outra pessoa pegue e possa continuar).

Atualizado

O Renato deu uma idéia legal aí num comentário que é hospedar o troço em alguns desses sites de projetos de software livre e usar CVS pro desenvolvimento. Acho que realmente faz sentido, eu não tinha pensado nisso… Hehehe… Vou criar algo a respeito e depois eu publico aqui!

Se você for uma dessas pessoas dispostas, gostaria de pedir que você note alguns detalhes na construção dos meus arquivos:

  • Tabulação é feita com “tabs”.
  • As classes não imprimem nada na janela.
  • Mesmo os arquivos não imprimem nada também, eles imprimem para a variável $buf.
  • Não vale mexer nos arquivos config.php, index.php, ajax.php, scripts.js.php e style.css (por favor, deixe toda a parte de client-side, Ajax e configurações globais para mim :D ).
  • Todas as coisas que você passar para a variável $buf não podem conter texto. (Se você quer escrever qualquer coisa além do que foi retornado do banco de dados, deve criar uma variável $LANG[‘NOMEDAVAR’] no arquivo lang/pt_BR.php e lang/en_US.php
  • Se você não souber programar mas estiver afim de traduzir o projeto para alguma língua, me dê seu nome que quando tiver pronto eu vou querer muito sua ajuda.
  • Se você não quiser traduzir e nem souber programar, colabore com idéias de coisas que você acha legal o projeto ter (o que falta no Flickr que seria legal os programadores colocarem, ou sei lá…)

Espero que todos tenham entendido o espírito. Me mandem e-mail com sugestões e quem puder ajudar, ajude. Quem quiser dar um nome ao projeto, pode me sugerir também! Tenho certeza que um software livre desenvolvido pela comunidade para um fim que ainda não existe algo parecido (alguém conhece algum software livre de álbum de fotos que faça tudo que o Flickr faz?) fará bastante sucesso e será bem aceito ao menos pelos programadores (grande parte deles usa o Flickr mas tem um servidor legal que suporta PHP e GD).


Agora vamos voltar ao blog.

Fiquei um tempo sem postar justamente por causa desse projeto, que estou me esforçando para fazer o mais rápido possível. Também estou lendo “Java – Como Programar”. Tô gostando bastante da didática e gostando também da linguagem Java. No mais, não estou fazendo muita coisa. Estou indo trabalhar todos os dias a tarde, viajei final de semana para Florianópolis e agora que meu primo foi embora, minha casa está bem vazia (o que é ótimo! :) )

11 comentários sobre “Álbum de Fotos

  1. Fala rapaz!
    Você não acha que, em vez de usar esse método inseguro e até totalitário, não seria melhor colocar esse projeto em algum site como o SourceForge, Savannah ou CodigoLivre.org.br? Além de acabar com essa injustiça de “Eu sou Deus; vocês programam para mim, e eu mudo o que quiser”, você pode ter um maior controle de versões e alterações (usando CVS, ou seja), as pessoas podem enviar patches, bug reports, pedir features, postar no fórum… enfim, você terá uma gama de vantagens.

    A idéia do projeto é interessante (embora eu ache que php5 poderia ser uma opção válida sobre php4, já que, mesmo tendo menos compatibilidade nos servidores atuais, o poder de orientação a objetos é muito maior), e tenho certeza que será mais popular (logo, mais benéfico para a comunidade) se for cadastrado em algum site de manutenção de projetos.

    Abraços,
    Renato.

  2. Dae,
    Acho que eu fui o primeiro a saber desse projeto. ^^
    Quando que vamos começar o Jabber???
    to querendo uma ajuda no CSS, sabes onde encontrar “cursos” basicos para PHP e outras linguagens para internet??
    qualquer coisa posso dar uma ajuda.

    Valeu
    Kauê.

    E-Design

  3. Acho que suporte a videos pode ser legal… é algo que falta no flickr e pode ser um bom recurso…
    Acho que sem thumbnails, que seria (quase) impossivel de fazer em PHP, talvez usar só um icone quando for video, de resto é só um

  4. Estranho… Meu WordPress não devia deixar HTMl mal formado! Hehehe… Mas tudo bem.

    Valeu pela sugestão, Felipe! Acho que talvez até tenhamos como ver alguma parte de um vídeo usando alguma biblioteca no PHP… Estou procurando um pouco. :) Sem nem thumb, é bem fácil de implementar.

    Kauê,

    O Jabber é outro projeto que a gente precisa tocar… Eu tenho que dar uma olhada no código de clientes de Jabber pra dar uma olhada. Mas acho que é melhor deixar pro começo do ano que vem por dois motivos: agora estarmos de férias e não podermos nos encontrar; fica ruim eu manter esses dois projetos juntos, ainda mais de férias.

    Sobre CSS, não conheço nenhum tutorial bom não… É o tipo de coisa que tem que aprender na prática. Já que códigos client-side são livres, dá uma olhada no código de sites como o meu, o Tableless.com.br, o BrunoTorres.net, Maujor.com… Opa, peraí! Esse último tem sim umas apostilas legais… Hehehe :) Acho que junto com CSS você precisa ler uns artigos aí do Tableless.com.br também, pra ver se desenvolve dentro dos padrões e usando as tags corretas.

    Sobre PHP, acho que não é bem a tua praia a parte de server-side. Mas existe um excelente fórum sobre o assunto, cujo administrador é um cara muito bom (hehehe), o SOSPHP: http://www.sosphp.com.br. Lá tem vários tópicos na seção de PHP que podem te ajudar a aprender o básico e também tem bastante gente que pode te ajudar respondendo qualquer questão que você tiver. Sobre PHP nem vou sugerir apostilas porque existem MUITAS na internet… Uma busca por “php apostila” no Google retornará vários resultados e tem muita coisa boa.

    Criei um projeto no CodigoLivre.org.br (dei preferência a ele por ser brasileiro). Eles falaram que vão dar a resposta (se autorizam) em 72 horas. Eu só tenho que dar uma lida sobre CVS antes de começar… Hehehe :) Já usei pra baixar mas nunca fiz nada mais que isso nele.

    Falou!

  5. Fala Tiago…

    Legal que você criou no CodigoLivre.org.br. Também gosto da idéia de usá-lo por ser brasileiro (só não sei se é tão bom quanto o SourceForge), mas vendo lá agora tem diversos textos ainda nas páginas dos projetos.
    Isso deu uma idéia: tentar descobrir algumas pessoas por trás do site e tentar colaborar com layout, correções, etc. no próprio site. Parece que eles estão precisando.

    Beleza, quando o projeto estiver lá vou ver se colaboro com alguma coisa.

    Abraços,
    Renato.

  6. Resolvi postar finalmente a soluação para a sua dúvida em relação ao menu do salesiano lá no foo.

    Obs.: Engraçado que já estou com 2 domínios registrados com nome semelhante (fotoxis) para uns projetos ousados que venho organizando em casa. Orientando a objeto também. Usando UML para descrever os objetos e tudo mais. Se eu não fosse tão enrolado te ajudaria.

    Falou.

  7. Dae Leandro!

    Valeu pela solução lá! Impressionante seus “fotoxis”… Hehehe… Juro que não foi plágio! :)

    Tô tentando fazer um “cvs import” (é isso, né? :D ) pra colocar o que já foi feito lá, dae vai dar pra começar…

    Falou!

  8. Hehehhehe de buenas. Á primeira vista (devido ao nome) quem parece que plagiou foi eu.
    Hehehehehhe

    Mas é porque fotoX.com(.net) já estava registrado, se não me engano.
    E photoX ficaria meio americanizado. Fora que eu acho que também já está registrado. Esses domínios internacionais é uma tremenda duma sacanagem. Qualquer um vai lá registra o domínio e fica prendendo eles para serem vendidos. =////

Deixe uma resposta