Escola, história, filosofia

Para não citar os fatos inúteis da escola (que são maioria), resolvi elogiar as aulas de história deste terceiro bimestre escrevendo neste artigo principalmente sobre filosofia. (e dessa vez não é só a do software livre!)

Pitágoras

Nesse ano, voltamos a ter aulas de história de verdade, com uma professora de verdade e conteúdo de verdade. Quem conheceu o antigo professor Roberto, sabe do que eu estou falando… ;) Bom… Desde o começo do ano, estou gostando bastante de história. É uma matéria bem interessante que sempre nos faz pensar bastante e usar a lógica (aliás, a lógica lembra a razão, a Aristóteles e aos filósofos gregos). Não tá dando pra usar muito a lógica nas aulas de matemática, pois o professor se limita a ensinar PA, PG, funções de segundo grau e essas babaquices apenas usando fórmulas prontas. Sei que não é sua culpa, existe gente com sérias dificuldades de entendimento, mas acho que a escola muitas vezes é um repetir de fórmulas e exercícios que não ajudam a desenvolver o raciocínio. Então eu acho incrível que neste sentido, as aulas de história estão sendo as melhores deste ano.

Nesse bimestre, a professora Fabiana nos passou um trabalho sobre os filósofos gregos. O meu grupo falou sobre o filósofo Pitágoras, aquele que via números em tudo (e, sim, aquele mesmo que criou o Teorema) e aí comecei a ver uma relação (um pouco estranha) entre a matemática, a lógica, a razão, a filosofia e a história. E já que filosofia é amar a sabedoria, fica mais fácil entender toda essa relação, porque sabedoria é matemática… :D

O Mundo de Sofia

Bom… Agora estou relendo “O Mundo de Sofia”, desta vez lendo e relendo com atenção até as cartas de dezenas de páginas às vezes um pouco complicadas sobre a história de vários filósofos. E fica aí a sugestão desse excelente livro (é interessante as histórias que o autor conta, que deixam coisas complicadas bem mais simples, como entender a filosofia de Demócrito como o brinquedo Lego).

Ahnnn… E acho que esse post foi só pra falar disso mesmo, só para não concluir nada, mas só dizer como vai a escola e que ainda tem alguma coisa para se aprender lá, uma coisa pra fazer pensar lá. :) E, aliás, ainda não tô concluindo nada, só tô vendo as idéias dos filósofos “famosos” e refletindo sobre elas…

Agora em História, continuamos estudando a Grécia, e agora partindo para os etruscos para chegar em Roma, mas fica registrada aqui a minha felicidade por estar tendo a oportunidade de pensar (usando o raciocínio lógico) mesmo nesta disciplina.


Agora mudando radicalmente de assunto para dizer as últimas novidades, além da filosofia…

O beta do Firefox 1.5 saiu, já estou utilizando-o como padrão… Achei ele igual o meu outro Deerpark Alpha (a.k.a. Firefox 1.6a1) Já que no outro post já comentei sobre suas vantagens, pararei por aqui.

Olimpíada Regional de Matemática

A segunda fase da Olimpíada Regional de Matemática (catarinense) acontecerá no dia 24 deste mês e ainda não aprendi nada de novo sem ser filosofia, desde meu péssimo resultado na segunda fase da OBM.

A política no Brasil tá triste, não vejo escolhas sem mudar o sistema político, acabar com o capitalismo e com essa história de querer lucrar em tudo. Mas já que eu também sou um capitalista e nunca estudei direito sobre isso, e já tenho problemas menores suficientes para me incomodar, fica registrada aqui a tristeza mas o conformismo com essa situação. Na realidade, não sei quem não sabia ainda que os políticos brasileiros eram corruptos, mas agora é uma crise mais séria, tá tudo estourando… Não sei o que podemos fazer pra ajudar!

Fiz grandes alterações no meu site… Mudei a organização de todos os links, as regras do módulo ReWrite, adicionei feed do Flickr e criei um sitemap em XML do Google, mudei os permalinks dos artigos, as cores dos comentários, adicionei referências (permalinks) aos comentários… Um monte de coisa! :blink: E ainda tô querendo mexer em outras coisas… ;)

Tô testando uns sistemas de wiki para meu projeto de software livre para leigos, não tô conseguindo achar nada muito legal em PHP. Aquele “PHPWiki” não funciona direito, tive que modificar um monte de coisas e ainda assim apresentou problemas e tô quase decidindo fazer um eu mesmo.

Depois de um muito tempo, joguei RPG novamente este sábado… É meio esquisito interpretar um personagem na Idade Média, já é tão esquisito interpretar nós mesmos! :blink:

O site do Colégio tá quase pronto, estou precisando da biblioteca GD para trabalhar com redimensionamento de imagens e outras coisas com imagens no PHP e o cara que cuida do servidor FreeBSD ficou de instalar para mim, mas ainda não o fez… (gostaria tanto que fosse um Linux que eu mesmo tivesse configurado!)

Richard Stallman

Estou tentando fazer um Linux simples e acessível para minha família usar no computador que compartilha internet com o meu laptop, mas ainda não consegui nem instalar Linux (eu vivo instalando e desinstalando Linux aqui do lado… Esses caras não entendem como Linux é bom, a filosofia é linda e devemos parar de usar MSN e programas da Microsoft!). A mesma coisa eu quero fazer no Colégio depois que acabar de fazer o site. O Laboratório de Informática deveria ser só Linux. O KDE tem programas educativos tão legais, fora outros que podemos achar na internet… E tem programas para Ensino Médio que o nosso Lab. nem tem nem semelhantes. O problema é que ele tem uma grande quantidade de programas para a pré-escola e acho difícil encontrar bons clones para Linux. Eu acho que instalar Linux na escola é uma coisa indispensável e não pretendo sair de lá antes que esta missão esteja cumprida. Quero fazer ainda um esquema bem legal com um servidor e clientes usando NFS/NIS e com os clientes loggando no servidor e facilitando a vida da profa. de informática.

Fiz uma alteração nas Funções ZZ adicionando uma senha ao zzss (proteção de tela para console). O patch está disponível aqui no meu servidor: patch.zz (esse patch foi perdido pelo tempo) e para patchar basta usar patch -p1 apontando para ele o arquivo do patch (patch.zz) e colocar no File to patch a localização do seu arquivo funcoeszz (tem que ser a última versão).

Para finalizar, não tenho produzido muitos códigos / solucionado problemas lógicos, mas tenho pensado bastante logicamente e até ando vendo alguns grafos no pensamento e criando quase inconscientemente uns algoritmos… Embora não esteja implementando ou escrevendo os algoritmos, acho que estou desenvolvendo-os… Hehehe… (parece que eu sou louco, né?)

Coloquei várias imagens aí em cima pro post não ficar muito sem graça, já que ficou um pouco grande… A maioria delas não é tão importante, mas são boas pra saber em que pedaço do texto estamos… :)

O blog está temporariamente sem comentários. Em breve eles estarão de volta.
© 2005–2020 Tiago Madeira