O HD chegou!

Finalmente de HD novo, já intalei WinXP e Slackware (aliás, coloquei umas fotos no Flickr). Dessa vez, dividi o HD em sete partições.

  • hda1 – 10gb, Linux ext3, Slackware
  • hda2 – 7,5gb, NTFS, Windows XP
  • hda3 – 7,5gb, FAT32, Windows 98*
  • hda5 – 5gb, Linux, **
  • hda6 – 1gb, Linux Swap
  • hda7 – 5gb, FAT32, ***
  • hda8 – 4gb, Linux ext3, homes****

* – Ainda não instalei o Windows 98 nela, mas farei-o em breve. “Por que você quer ter um Win98 aí?” Porque eu gosto do DOS e quero fazer uns testes lá.
** – É uma partição que eu criei pra instalar outros sistemas para testar. O hda1 sempre vai ser alguma coisa mais estável, como esse Slackware que eu tô usando agora.
*** – Uma FAT para passar dados do NTFS para o Linux e vice-versa. “Por que não uso o do Win98?” Pelo mesmo motivo que eu separo o home do sistema (veja abaixo o ****)
**** – Resolvi deixar as Home fora dos sistemas, porque além de poder acessar das duas partições o mesmo home (os mesmos arquivos de configuração, por exemplo), quando eu quero formatar um sistema ou reinstalar, fico mais tranquilo.

Ficou legal, né?

Baixei o Grub (agora só tô usando ele em todos os computadores que tenho instalado Linux), refiz alguns programas em Bash, reconfigurei todo o sistema, coloquei até as extensões no meu Firefox e aqui estou de volta outra vez.

Ultimamente, já que estava sem computador, andei brincando com dois computadores. O primeiro, do laboratório de informática do Colégio, é o que eu vou usar a partir de agora para fazer o site. Instalei Slackware, Fluxbox e tá bem legalzinho. O segundo é o computador que meu pai usa no trabalho. Um Pentium 4 animal, instalei Slack com KDE (que pra abrir o sistema inteiro, porque coloquei o runlevel dele pra 4, demora uns 20s).

Além disso, andei fazendo outras coisas legais também, como apresentando o fórum do Colégio para os alunos: Quer saber? e iniciando um projeto de software livre para leigos: http://sl.tiagomadeira.net. Aqui tem a explicação de porquê estou criando essa página.

Bom, por enquanto é isso. Ontem foi a primeira vez que desenvolvi um problema lógico desde o curso da OBI (também, não deu tempo, o computador pifado aqui!), que foi de geometria (ver se um ponto está dentro ou fora de um polígono). Mas ainda estou corrigindo-o, então depois coloco na seção de códigos.

O blog está temporariamente sem comentários. Em breve eles estarão de volta.
© 2005–2020 Tiago Madeira