Instalando winprinters no Slackware

Este artigo é um pouco velho (de janeiro deste ano) e foi originalmente postado no SOSPHP. Mas percebi que ainda não tinha colocado ele aqui no site (na época em que escrevi ainda nem tinha o site). Já que eu tô sem HD e, por causa disso, sem fazer nada de útil/novo no computador, resolvi colá-lo aqui. Não mudei o texto e nem re-testei a dica. Qualquer coisa, comentem.

Baseando-me num problema recente que tive com a minha HP Deskjet 820Cxi que é uma winprinter (a diferença entre ela e uma impressora normal é como a de modem e winmodem) que usa PPA ao invés do PLD das HPs (e que é um sistema muito pior – coisa que não sabia quando comprei – e inclusive eles já pararam de fabricar esse tipo de impressora), resolvi escrever esse pequeno artigo que é meio que uma tradução deste site porque não consegui encontrar material em português sobre a instalação de winprinters (consegui encontrar, mas só notícias ruins sobre ela e maneiras que não davam totalmente certo).

Algumas distros (acho que o Kurumin e o Knoppix) já possuem suporte nativo para essas impressoras, mas no meu Slackware não foi mole instalar.

Esta receita foi testada somente no Slackware 10 (testei com o Kernel 2.6.9, mas acho que funciona com a série 2.4 também) e não tive problema algum seguindo estes passos.

Este artigo serve para instalar as impressoras:

  • HP Deskjet 710C
  • HP Deskjet 720C
  • HP Deskjet 722C
  • HP Deskjet 820Cse
  • HP Deskjet 820Cxi
  • HP Deskjet 1000Cse
  • HP Deskjet 1000Cxi

E para instalar a impressora você precisará: (clique no link para entrar na página dele e fazer download)

Instalação em alguns passos:

  1. Baixe e instale todos os arquivos dos locais descritos acima. Na maioria dos Linux, já tem Ghostscript e CUPS.

    O pnm2ppa precisa ser compilado usando # make e # make install. Daí vá em /etc/pnm2ppa.conf e altere o valor da primeira variável que aparece no arquivo (VERSION=0) para a versão da sua impressora (no meu caso VERSION=820)
    O driver CUPS PPD da impressora deve ser baixado e copiado para sua pasta de modelos da CUPS (no meu Slackware é /usr/share/cups/model)
    Os foomatics precisam ser copiados para /usr/local/bin e depois linkados na pasta de filtros do cups (# ln -s /usr/local/bin/foomatic-rip /usr/lib/cups/filter/foomatic-rip e a mesma coisa com o outro)

  2. Inicie o daemon do cups escrevendo # cupsd no console e abra no Firefox, Lynx ou qualquer browser de sua preferência o endereço http://localhost:631.
  3. Adicione a impressora (a localização é /dev/lp0, /dev/lp1… ou no meu caso foi smb://windows/hp820c porque tá configurada no meu Windows 98; o nome pode ser o de sua preferência – sem espaços – coloquei hp820c)

Se tudo tiver dado certo, quando chegar na parte de driver vai existir lá o driver da sua impressora e a instalação vai sair sem problemas.

O blog está temporariamente sem comentários. Em breve eles estarão de volta.
© 2005–2020 Tiago Madeira