XUL é legal!

Por influência da Semana Azul, acabei pesquisando e procurando aprender algo sobre XUL. Achei o máximo! Nas palestras, sinceramente, não consegui retirar muita informação útil, mesmo achando que os caras que deram as palestras eram muito bons. Foi mais uma explicação básica sobre conceitos não tão relacionados ao XUL. Na de quarta-feira, sobre Tableless, por exemplo, o Diego só passou o conceito. Bom… Penso que deve ser difícil fazer um evento desses dar certo, mas achei muito legal a idéia e a iniciativa. Acho que as próximas “Semanas azuis” serão cada vez melhores.

Mas o importante disso tudo é que eu acabei conhecendo o XUL olhando o site da Semana Azul, do XUL:Brasil, entre outros links deles. E achei essa linguagem muito massa! É realmente uma forma bem legal de trabalhar com interfaces gráficas multi-plataforma e é uma linguagem bem simples (parece um XHTML).

O problema é que só o Mozilla roda XUL… Então é difícil fazer programas como sites em XUL porque visitantes de todas as maneiras vão acessar e não vão conseguir (na verdade, os navegadores delas é que não vão conseguir) interpretar o XUL.

Mas mesmo assim, principalmente pra sistemas internos ou áreas de administração de sites (onde todos os admins usam Mozilla), acho bem legal começar a utilizar o XUL. Fiz algumas aplicações básicas e depois começarei a trabalhar mais com JavaScript e também PHP pra ver o que sai… :)

Observação: É, esse post “inútil” é só pra sugerir que vocês aprendam XUL mesmo! E vale a pena!

Seletiva IOI

O resultado “final” da seletiva pra Olimpíada Internacional de Informática na Polônia ainda não saiu, mas parou de mudar. Estou em sexto (o sr. Helder Suzuki passou pra quinto e, aliás, lamento ele não ter ido ainda mais pra cima – ele deve estar bem mais desapontado com o resultado do que eu), com 240 pontos. Cada coisa de besteira que eu errei…! Mas tudo bem, ainda tenho mais três anos. :D

Internet Explorer 7

O Internet Explorer 7 Beta 1 saiu! Mas eu não tô conseguindo baixar… Quem quiser saber mais a respeito leia BrunoTorres.net e Tableless.com.br, além do IEBlog (oficial da Microsoft). Enjoy!

[update] Baixei e achei uma porcaria! Mas pelo menos dá pra navegar com abas, embora o recurso seja meio lagger (não é instantâneo como no Mozilla)… Não vou falar muito porque já falaram muita coisa sobre isso na internet! [/update]

O blog está temporariamente sem comentários. Em breve eles estarão de volta.
© 2005–2020 Tiago Madeira