Resultado da Seletiva IOI

Museu do Ipiranga

Hoje cheguei em Itajaí pela manhã depois de uma semana muito legal visitando pontos turísticos e participando de eventos de vários tipos em São Paulo (as fotos estão disponíveis no meu álbum do Flickr).

Perto da hora do almoço, o resultado da seletiva para a Olimpíada Internacional de Informática finalmente saiu. E me surpreendi com a pequena quantidade de pontos que fiz. Eu tinha feito as seis questões e esperava fazer uns 400 pontos (sabia que o problema do Caixeiro Viajante da primeira prova estava errado e considerava alguns errinhos), mas fiz apenas 180! :(

Só fiz 10 pontos no problema Campos de Minhoca e 40 no Criptologia, entre outras coisas inesperadas como o Floyd Warshall não ser suficiente para resolver o problema do Caixeiro Viajante da segunda prova, como eu pensava… E pior é que em todos os testes cai ao menos um caso que meu programa não cobre!

Mas a maior decepção foi mesmo no Criptologia. É um problema bem fácil de substituição de caracteres… Eu não fiz os 100 pontos possíveis por não imprimir um espaço no começo da frase caso tivesse. Acho que isso não tá certo, já que uma frase (mensagem) NUNCA começa com um espaço e meu programa está imprimindo tudo conforme solicitado, com exceção desse espaço. (E o Tchê disse na Tutoria que a falta de um espaço não deveria tirar pontos na olimpíada.) Por isso, enviei um e-mail solicitando recorreção e admissão disso. Pelo resultado atual, estou em nono lugar e com os 60 pontos desse problema eu fico em quinto. Já é uma diferença boa e acho bem mais legal ficar só a uma vaga de estar na internacional…

Editado – Quinto lugar

A coordenação da OBI aceitou meu pedido e agora estou em quinto lugar com 240 pontos! Ou seja, se alguém não puder ir por compromisso ou saúde, acho que sou eu que participo da equipe brasileira no lugar dele. :D Bem que podia ter mais uma coisinha assim com mais 50 pontos, né? :lol:

Agora tô começando a me preparar pro ano que vem.

Pretendo rever os slides do curso, ler o livro do Cormen, estudar mais matemática/geometria e resolver os problemas do USACO Training Gateway e da Universidade de Valadollid pra ver se consigo ir pro México ano que vem… Acho que tenho bastante chances (aliás, descobri que nesse ano eu já tinha, mas por errinhos não fui tão bem como pensei que tivesse ido).

O curso desse ano foi bem interessante, aprendi bastante e mesmo não indo tão bem na seletiva, agora estou animado pro ano que vem. :D

Semana Azul

Vou estender o tópico para fazer uma propaganda da Semana Azul. A Semana Azul é um evento on-line que ocorre entre 25 e 31 de julho de 2005. Para acessar as palestras que acontecem todos os dias da semana às 20h00, o participante precisa ter algum cliente de IRC e entrar na rede da Freenode (irc.freenode.net) no canal #mozilla-br. Irão ocorrer palestras legais sobre projetos que envolvem XUL e Mozilla… A programação completa está disponível aqui: http://www.mozilla.org.br/semanaazul/?n=SAr1.ProgramacaoIRC. :) Participem!

O blog está temporariamente sem comentários. Em breve eles estarão de volta.
© 2005–2020 Tiago Madeira