Curso de Programação Avançada na UNICAMP

Hoje chega ao fim o Curso de Programação Avançada dos premiados na OBI2005 aqui na UNICAMP. Durante essa semana aprendi bastante e não tive tempo pra fóruns, e-mail e IMs. Então, se você foi um cara que “ficou no vácuo”, saiba que não foi uma coisa intencional. Mas vamos ao que interessa!

Achei muito legal o curso e vou ter coisas pra estudar até a OBI do ano que vem. Vou falar um pouco sobre a aula teórica de cada dia.

Complexidade (Prof. Ricardo Dahab)

Segunda-feira tivemos uma aula que abordou principalmente a complexidade de algoritmos. Entendi as classes e como calcular custos dos algoritmos, além de abordar algumas técnicas de backtracking e “divisão e conquista”. Durante a tarde, fizemos o problema “Ilha da Lógica”, do site da Universidade de Valadollid. Um problema simples, mas meio chato de implementar.

Grafos (Prof. David Sotelo)

Terça-feira tivemos uma aula sobre algoritmos em grafos, começando de definições básicas, algoritmos de busca e depois falando sobre alguns algoritmos como Prim e Dijkstra. Foi uma aula proveitosa a partir da metade… :) A tarde, resolvi o problema Graph Connectivity da UVA.

Programação Dinâmica (Prof. Cid C. de Souza)

Quarta-feira tivemos o que foi, na minha opinião, a melhor aula da semana. Com slides muito bem feitos, o prof. Cid conseguiu finalmente com que eu entendesse programação dinâmica e saí conhecendo algoritmos clássicos e entendendo o “esquema”. A tarde, resolvi o problema “Compromise” da UVA.

Geometria Computacional (Prof. Walter Mascarenhas)

Quinta-feira tivemos aula sobre geometria computacional. Achei complicado e não entendi nada… Depois tenho que estudar com mais calma em casa.

Grafos Avançados (Prof. Cláudio Luquesi)

Hoje tive uma aula bem legal sobre fluxos em rede em que eu aprendi o algoritmo básico e várias variações. Foi uma excelente aula.

Seletiva IOI

Ontem fiz a primeira parte da prova seletiva para a Olimpíada Internacional de Informática. Ela tinha três problemas, resolvi os três, mas para nenhum deles fiz o melhor tempo. Amanhã será feita a segunda parte e depois que sair o resultado, eu comento sobre os problemas e como resolvi.

Acho que tenho alguma chance, mas… nunca se sabe. Tudo depende de amanhã. Eu fui bem na prova de ontem e acho que se ir assim amanhã talvez consiga uma vaga na Polônia. :D

Solução dos Problemas

Resolvi vários problemas aqui e marquei vários outros para resolver. Assim que eu chegar em casa, eu posto eles no site (alguns eu já postei) e comento mais.

Resto das Férias

Amanhã, depois da Seletiva, o curso acaba e devo ir pra São Paulo amanhã mesmo ou domingo. Ficarei lá uma semana com meu irmão Bruno curtindo shows e visitando minha tia e meu primo.

Observações

A gente tá tendo aula prática em outro lugar, não no Instituto de Computação onde foi ano passado. Lá era bem melhor e tinha coisas como Mutt pra facilitar a vida. Aqui sempre que a gente dá logout é tudo deletado na nossa home e isso torna tudo muito chato. Então tô trabalhando só em SSH pro IC da Unicamp (todos têm uma senha lá também) ou pro meu site mesmo. :)

Ah, e São Paulo é tri-campeão da Libertadores! 4×0!

E mais uma coisa que eu tinha esquecido, e também aprendi aqui com um monitor: o scanf aceita ERs no primeiro argumento. :) Isso é baita útil…

Simplificando…

Aqui tá bem legal, mas não tô com tempo pra detalhar nada. :D Então, até mais. :)

O blog está temporariamente sem comentários. Em breve eles estarão de volta.
© 2005–2020 Tiago Madeira